Mônica Tavares
BRASÍLIA - O governo federal vai liberar R$ 200 milhões para o atendimento das emergências causadas pelas chuvas no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito depois da reunião realizada nesta quinta-feira entre a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o ministro da Integração, João Santana, e o secretário nacional de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame. A liberação da verba emergencial será feita por medida provisória (MP)
Parte do recurso será utilizado para o envio de 50 novas ambulâncias do programa de renovação da frota de ambulãncias do Serviço de Assistência Móvel de Urgência, o Samu. A expectativa é de que no máximo até o início da próxima semana os veículos já estejam disponíveis para o atendimento público.
Também serão distribuídos para a rede pública de saúde 52 kits de emergências. Os kits - suficientes para o atendimento de 1.500 pessoas durante três meses - contêm remédios, pomadas, antibióticos, entre outros itens. A Defesa Civil informou também que já foram enviados lençóis, cestas básicas, travesseiros e colchões.
Nesta quinta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que a prefeitura vai investir R$ 100 milhões em 38 frentes de obras, que incluem contenção de encostas e drenagem de rios e canais.