Plantão | Publicada em 08/04/2010 às 21h42m
VNewsSÃO PAULO - Foi aprovado na noite desta quinta-feira, na Câmara Municipal de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, por unanimidade, o projeto de lei que proíbe o uso de pulseiras coloridas, conhecidas como 'pulseiras do sexo', na Rede Municipal de Ensino do município. O projeto, de autoria do vereador Alexandre da Farmácia (PR), será encaminhado nesta sexta-feira ao Poder Executivo, e o prefeito Eduardo Cury tem 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
As pulseiras são parte de um jogo. Para cada uma das 11 cores disponíveis, há um significado.
- Dourada vale tudo. A branca quer dizer que a menina escolhe. A pulseira preta significa sexo - conta a estudante Letícia Miyzuno, de 14 anos.
As pulseiras são baratas e não é difícil encontrá-las à venda. As regras do jogo estão na internet. Quem puxa e rompe a pulseira de outra pessoa pode cobrar o que a cor da pulseira significa. Tudo, teoricamente, na base do faz de conta.
- Tudo depende do respeito e da liberdade que você dá para as pessoas. Se você não dá liberdade, é melhor nem deixar aproximar - ressalta Jorge Panissa, de 15 anos.
Quando foi moda nos Estados Unidos, há sete anos, a pulseira foi proibida na Flórida. No Brasil, a proibição é polêmica, mas já atingiu várias cidades.