[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Brasil é parceiro 'estratégico', diz secretário dos EUA

AE


Os Estados Unidos estão se esforçando para encontrar parceiros na Américas e identificaram o Brasil como um dos "países estratégicos" para trabalhar com Washington, disse hoje o secretário de Estado adjunto para Assuntos Hemisféricos, Thomas Shannon. "Estamos buscando sócios que queiram trabalhar conosco", disse Shannon em discurso a uma centena de empresários, acadêmicos e funcionários em Coral Gables, cidade vizinha à Miami.

Shannon afirmou que o governo do presidente George W. Bush trabalhou "muito" para identificar esses "países estratégicos" que estão preparados para trabalhar com os EUA nas Américas, e mencionou Brasil, México, Chile, Canadá, Colômbia, Peru e Argentina. Shannon dedicou alguns minutos do seu discurso para falar exclusivamente do Brasil, após dizer que Washington identificou "potências democráticas emergentes" que terão grande influência e poder no futuro.

"Os dois países nos quais este governo centrou o foco são, especificamente, o Brasil e a Índia, as duas democracias emergentes mais importantes do mundo. Eles também são duas economias muito dinâmicas", disse Shannon. "Realizamos um esforço especial para viajar ao Brasil e estabelecer uma relação positiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse. Sem identificar os políticos por nomes, Shannon disse que também existe na América Latina "um pequeno grupo de líderes" que gostariam que os EUA fossem "excluídos", e advertiu que a política exterior desses países "é muito perigosa."

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: