Consumo da elite brasileira prejudica meio ambiente, diz WWF
Nas classes A e B, 18% admitem ficar mais de 20 minutos no banho.
Classes mais altas também contribuem mais para o trânsito e a poluição.
Do G1, com informações do Bom Dia
Veja o site do Bom Dia Brasil
Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da WWF identificou que o brasileiro tem hábitos prejudiciais para o meio ambiente. O levantamento mostra que, se todos os cidadãos do mundo adotassem o mesmo padrão de consumo das classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas Terra para repor os recursos naturais utilizados. Atualmente, segundo o relatório, a população mundial já consome em média 25% a mais do que a terra é capaz de repor.
Ao todo, 67% dos entrevistados não separam o lixo para que seja reciclado. Nas classes A e B, 18% admitem ficar mais de 20 minutos no banho. Nas classes C e D, esse percentual cai para 11%.
O desperdício de água continua na hora de escovar os dentes: 13% da população admite que a torneira permanece aberta o tempo todo – percentual que sobe para 17% entre as classes A e B.
As classes mais altas também contribuem mais para o trânsito e a poluição. Segundo a pesquisa, 13% dos entrevistados dizem que o carro é o único meio de transporte e que, na maioria das vezes, anda sozinho. A média sobe para 33% e cai a 8% na classe C.
“Não adianta fazermos todo esse esforço de novas áreas protegidas, de toda essa discussão de mudanças climáticas, se nós, como cidadãos, não estamos fazendo o nosso papel”, alerta a secretária-geral do WWF Denise Hamú.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 142 municípios do país, entre os dias 13 e 18 de maio. Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário