Publicidade
DE SÃO PAULO
Uma pesquisa aponta que sete hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba (a 99 km de São Paulo) registraram mais mortes que todos os outros de mesmo porte do Estado no ano de 2010. Foram 104 óbitos --um a cada três dias-- contra 93 em outras 19 unidades.
A informação é da reportagem de Luiza Bandeira publicada na edição desta terça-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
As sete unidades apontadas em levantamento feito pelo professor de psicologia Marcos Garcia, pela UFSCar e pelo Flama (Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba) são: Clínica Salto de Pirapora e os hospitais Santa Cruz, Vale das Hortências, Jardim das Acácias, Mental Sorocaba, Vera Cruz e Teixeira Lima.
A taxa de mortalidade de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora foi superior ao dobro da registrada no resto do Estado: 3,14 óbitos por mil internações contra 1,42. Em 2010, 44% das mortes ocorreram entre maio e agosto. A pneumonia foi a segunda causa mais frequente.
Editoria de arte/Folhapress | ||
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário