e agride uma legião de chimangos e maragatos
Pela culatra – A presidente Dilma Rousseff parece ter caído em desgraça no Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira (15), Dilma desembarcou na terra de chimangos e maragatos para participar da cerimônia de posse do novo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, a Fiergs. Antes do evento, o cerimonial da Presidência da República, que precisa se inteirar dos costumes regionais do País, impediu a execução do Hino sul-rio-grandense, o que desagradou a muitos.
Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é a que mais preserva suas tradições e história, detalhe que já rendeu diversos documentários, filmes e minisséries. No mais sulista estado brasileiro, qualquer criança sabe cantar o Hino, com direito à mão no peito e todos os procedimentos típicos de quem se orgulha da própria terra.
Diariamente, o Hino gaúcho é entoado nas escolas, em eventos públicos oficiais e antes das partidas de futebol (trata-se de lei estadual), inclusive jogos da Copa Libertadores da América. Faz-se necessário destacar que os gaúchos por certo são os brasileiros que mais conhecem e cantam o Hino da terra que tanto orgulha o País por suas belezas naturais, pujança e história.
Sempre pronto para cumprir as ordens de Dilma Rousseff, o cerimonial da Presidência precisa não apenas conhecer um pouco mais da história de muitos estados brasileiros, mas acima de tudo avaliar os dividendos políticos de algumas decisões carregadas de soberba e autoritarismo, pois tal ofício não está restrito ao protocolo no momento de receber autoridades estrangeiras, na colocação de talheres e arranjos nas mesas de banquetes oficiais. Além de respeitar a legislação do Rio Grande do Sul, Dilma e seu entourage deveriam ter se rendido aos costumes locais.
Mineira de nascimento, Dilma demonstra com tais atitudes que os anos que passou no Rio Grande do Sul nada representaram. Fato é que a presidente ofendeu gratuita e desnecessariamente os gaúchos, como se jamais tivesse vivido nas plagas pampeiras. (Foto: Luciano Stabel)
Confira abaixo o Hino do Rio Grande do Sul, de autoria de Francisco Pinto da Fontoura e Joaquim José de Mendanha
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário