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MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO
Quando o ex-beatle Paul McCartney pisar no palco montado no estádio do Engenhão hoje à noite, terá recebido R$ 2 milhões destinados pela Prefeitura do Rio como patrocínio do evento.
Esta tem sido uma prática da Secretaria Especial de Turismo da cidade e da Riotur (empresa de turismo municipal), sob a justificativa de promover o Rio.
A assessoria da Riotur informa que "o investimento em shows como o de Paul McCartney traz um retorno incalculável à prefeitura".
Jacques Boissinot - 20.jul.2008/AP/The Canadian Press | ||
Paul McCartney volta ao Brasil para show no Rio de Janeiro, que ficou de fora da última passagem do músico pelo país |
Levantamento feito pela Folha nas edições do Diário Oficial do Município --entre 1º de dezembro e 19 de maio-- mostra que a Riotur destinou R$ 18.799.192 para apresentações de artistas em diversos palcos pela cidade.
Desse total, R$ 9.253.730 patrocinaram shows ou eventos "fechados" --aqueles em que, para entrar, o público deveria comprar ingressos ou ser convidado.
É o caso, por exemplo, da próxima edição do Fashion Rio, que receberá R$ 5 milhões da prefeitura.
A apresentação de Roberto Carlos, aberta ao público, que aconteceu na noite de Natal na praia de Copacabana, recebeu R$ 6.422.607,58.
Na mesma época, para comemorar o fim de ano, uma apresentação do cantor Luan Santana, espetáculo fechado apenas para os funcionários da prefeitura, teve custo de R$ 1,3 milhão.
SEM FANTASIA
Os valores ficam bem acima do que foi destinado para os desfiles de blocos ou para o carnaval de rua deste ano.
Bailes na Cinelândia e desfile de agremiações, como o Bola Preta ou o Carnaval no subúrbio, receberam dos cofres públicos pouco mais de R$ 3 milhões.
O Terreirão do Samba, que durante o período de Carnaval estava reservado para shows populares, recebeu R$ 500 mil da Riotur.
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