RICARDO GOMES: DE JOGADOR A TÉCNICO
-
Antes de ser técnico de futebol, Ricardo Gomes foi jogador com passagem por Fluminense, Benfica de Portugal e Paris Saint-Germain da França. Pela seleção brasileira, jogou até o início da década de 1990, tendo ficado de fora da Copa de 94 nos Estados Unidos por conta de uma grave lesão.
Como atleta, conquistou três campeonatos cariocas, um Brasileiro (em 1984), dois campeonatos portugueses, um Francês e duas Copas da França. Com o time nacional do Brasil, levou o ouro dos Jogos Pan-Americanos de 1987 e a Copa América de 1989.
No Brasil, Ricardo Gomes começou a carreira de treinador passando por Juventude, Vitória, Flamengo e Fluminense, até ir para a seleção brasileira pré-olímpica que ficou fora dos Jogos de 2004, em Atenas. Depois disso, fez sua carreira no futebol francês, passando pelo PSG (onde iniciou como técnico), Bordeaux e Monaco.
O departamento médico do São Paulo divulgou o primeiro boletim médico sobre o estado de saúde do técnico Ricardo Gomes, que foi internado no hospital São Luiz na noite deste domingo, após sentir fortes dores na nuca e formigamentos no pescoço.
De acordo com o comunicado, o treinador são-paulino foi submetido a uma série de avaliações neurológicas, onde foi detectada uma “pequena alteração vascular cerebral”, um leve AVC. Ricardo Gomes se encontra em situação estável, mas seguirá no hospital em observação, continuando a investigação do diagnóstico.
O treinador ficará internado no hospital até quarta-feira, quando deve receber alta. Depois disso, ele terá de ficar mais dez dias de repouso, apenas por precaução. O médico José Sanchez dará uma entrevista coletiva para explicar a situação de Gomes às 16h desta segunda, no CT da Barra Funda.
Estão acompanhando o treinador no hospital em nome do São Paulo o preparador físico Carlinhos Neves e o analista de desempenho Wellington Valquer. No domingo, após sentir os problemas, ele foi encaminhado ao local pelo chefe do departamento médico são-paulino José Sanchez e também já teve a companhia do superintendente Marco Aurélio Cunha.
Depois de uma suspeita inicial de um acidente vascular cerebral mais grave, foi detectada durante os exames uma microlesão. No tempo em que Gomes ficará afastado, a equipe será comandada pelo auxiliar Milton Cruz, inclusive na Colômbia, esta semana, contra o Once Caldas.
“AVC pode denominar muitas coisas, mas no caso dele foi uma vasculite, uma lesão muito pequena. Foi feita uma tomografia e vimos que foi uma microlesão cerebral, nada de muito grave. Mas agora, vamos tentar descobrir o motivo desse problema”, explicou Marco Aurélio Cunha em entrevista ao Sportv.
O cartola, que também é médico, ainda explicou que em nenhum momento o técnico ficou inconsciente. “Ele começou a sentir um formigamento na região cervical logo a após a partida e foi encaminhado pelo doutor [José] Sanchez ao hospital. Mas conversamos o tempo todo, reclamamos da arbitragem... Ele está absolutamente normal”, completou.
Confira o boletim médico completo:
São Paulo, 22 de fevereiro de 2010
11:00 h
O técnico do São Paulo, Ricardo Gomes, deu entrada no Pronto Socorro do Hospital São Luiz - Unidade Morumbi na noite de 21/02, com quadro de parestesia (formigamento) no ombro direito.
Após avaliação clinica e neurológica, foi submetido a um estudo angiográfico e tomográfico de crânio, sendo detectada pequena alteração vascular cerebral e por medida de precaução, permaneceu internado na UTI, até esta manhã.
Neste momento encontra-se clinicamente estável, contactante, com todos os sinais vitais e neurológicos preservados, sem qualquer seqüela, o que possibilitou sua transferência para o quarto.
Permanecerá hospitalizado para continuidade da investigação diagnóstica, sem data prevista de alta.
Departamento Médico - São Paulo Futebol ClubeDiretoria Médica - Hospital São Luiz - Unidade Morumbi
Sphere: Related Content