21 de setembro de 2009
Fonte: Portal Amazônia
|
|
MANAUS - A Fundação de Vigilância em Sáude (FVS) confirmou a existência de mais seis casos de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1 no Amazonas. No total, 73 casos da doença já foram confirmados em Manaus.
Os casos foram confirmados neste final de semana através de amostras positivas dos exames dos pacientes. Quatro mulheres e dois homens foram contaminados pelo vírus. De acordo com a FVS, eles foram vítimas da transmissão local do vírus na capital.
Leita tudo sobre a gripe Suína no Especial do Portal Amazônia
A FVS informou ainda que eles estão sendo monitorados em isolamento domiciliar, pois não apresentam estado grave. A internação na Fundação de Medicina Tropical (FMT), nesse caso, é desnecessária.
A Fundação de Vigilância em Saúde também informou que não há nenhum caso grave da doença em Manaus.
Medicamentos
A FVS também informou como será a distribuição em líquido do remédio tamiflur. O medicamento é indicado para tratar casos confirmados de gripe suína em crianças.
De acordo com a assessoria do órgão, o medicamento oseltamivir (conhecido como Tamiflur) em líquido é indicado para crianças que apresentem sintomas da doença. Segundo a FVS, o Ministério da Saúde (MS) tem dificuldade para disponibilizar o medicamento para Manaus.
O Comitê de Prevenção e Controle da Influenza A (H1N1) no Amazonas firmou uma parceria com a faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para embalar e os colocar rótulos no medicamento. A matéria-prima será enviada pelo MS.
A fundação alerta que o medicamento em líquido é direcionado às crianças e reforça que a demanda no estado é inexpressiva.
Fale com o Ministério
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900 Sphere: Related Content