O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, disse há pouco que a Secretaria Nacional de Defesa Civil vai lançar um cartão de crédito que poderá ser utilizado por prefeituras em casos de calamidade. A partir de 31 de agosto, o cartão estará disponível, em caráter experimental, para 25 prefeituras de cinco estados (RJ, RS, AL, PE e SC).
Segundo ele, as compras realizadas com o cartão serão publicadas no Portal da Transparência do governo federal, para que sejam fiscalizadas pelos órgãos de controle do governo e pela população.
O ministro participa neste momento de reunião da Comissão Especial sobre Medidas Preventivas diante de Catástrofes Climáticas. Ele foi convidado para expor a Política Nacional de Defesa Civil.
Bezerra disse também que começa a funcionar em 30 de novembro o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco de Desastres, que será integralmente implantado em dezembro de 2012. O centro vai promover a integração dos órgãos de defesa civil de todo o País (federal, estaduais e municipais).
Prevenção
O ministro defendeu o aumento do número de simulações, para que as comunidades estejam mais preparadas em caso de desastre. Ele disse que em 31 agosto haverá uma simulação em Angra dos Reis, para a eventualidade de um desastre nuclear.
O ministro disse que as simulações são uma prática internacional e que deverão ser intensificadas no Brasil.
A comissão aprovou em seguida, requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para realizar uma simulação de incêndio nas dependências da Câmara dos Deputados.
Ainda em relação à prevenção, o ministro disse que um dos problemas do ministério é a falta de recursos. Afirmou que a Secretaria Nacional de Defesa Civil começa o ano praticamente sem orçamento e trabalha com recursos extraordinários destinados por medidas provisórias.
Segundo ele, neste ano foram gastos R$ 250 milhões em prevenção e R$ 735 milhões em respostas a desastres.
A audiência prossegue no Plenário 14.
Edição - Wilson Silveira
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário