Servidor do Detran ameaça com multa motoristas em fila de seis horas
‘Anoto a placa de cada um e emito as multas amanhã, disse, após protesto.
Órgão anunciou sindicância para apurar caso ocorrido em Brasília.
Um funcionário do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) do Distrito Federal foi gravado ameaçando aplicar multas em motoristas que esperavam havia seis horas para serem atendidos no órgão. O vídeo foi feito pelo celular de um dos motoristas na última segunda-feira (25).
“Eu anoto a placa de cada um e emito as multas amanhã”, disse o funcionário do órgão diante do protesto dos motoristas. Segundo o funcionário, as pessoas estavam “protestando para as pessoas erradas”.
-
Eu anoto a placa de cada um e emito as multas amanhã. (...) Se eu estou sendo filmado, eu vou abandonar vocês, porque eu não quero ser gravado "
“Na hora que eu falei que ia ligar para a Corregedoria [do Detran], ele [o funcionário] falou que era para eu ligar para para o inferno”, disse um motorista não identificado que participava do protesto.
Ao perceber que estava sendo gravado, o funcionário tenta encerrar a discussão. “Se eu estou sendo filmado, eu vou abandonar vocês, porque eu não quero ser gravado”, disse.
Enquanto isso, outro agente se exalta contra os motoristas. “Se vocês não forem ‘pro carro’, eu não vou chamar nenhuma senha”, disse. Quando um motorista pede o número do crachá do funcionário, ele deixa o local falando um palavrão.
Estávamos lá o dia inteiro sem condição alguma de estarmos lá, sem uma sala de espera, sem orientação. E quando chega isso, os agentes do Detran nos ameaçando, nos xingando, nos multando. Então é um sentimento de que a população vira refém do próprio Detran
Motoristas que perderam a paciência e buzinaram em protesto contra a demora acabaram sendo multados. "Estávamos lá o dia inteiro sem condição alguma de estarmos lá, sem uma sala de espera, sem orientação. E quando chega isso, os agentes do Detran nos ameaçando, nos xingando, nos multando. Então é um sentimento de que a população vira refém do próprio Detran", disse um empresário que estava no local na hora da confusão.
O Detran reprovou o comportamento dos funcionários. Segundo o órgão, que os funcionários não podem ter uma postura de “arrogância” mesmo que tenham sido “provocados”. Segundo o órgão, uma sindicância será aberta para apurar o caso.
No Distrito Federal, 89 profissionais se dividem para fazer a vistoria em dez pontos. De acordo com o órgão, o número é insuficiente para a quantidade de serviço –somente no ano passado, 200 mil vistorias em veículos teriam sido feitas pelo Detran no Distrito Federal.
Na segunda-feira (25), dia em que a cena foi gravada, três funcionários estavam de férias, dois de atestado médico e dois cedidos para outros órgãos públicos.
Sulamérica Trânsito
Sphere: Related Content