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quarta-feira, 3 de março de 2010

números do Datafolha e também pesquisas de outros institutos

Fernando Rodrigues



Fernando Rodrigues, jornalista, nasceu em 1963. Fez mestrado em jornalismo internacional na City University, em Londres, Reino Unido (1986).

Na Folha desde 1987, foi repórter, editor de Economia, correspondente em Nova York (1988), Tóquio (1990) e Washington (1990-91). Na Sucursal de Brasília da Folha desde 1996, assina a coluna "Brasília", na página 2 do jornal, às segundas, quartas e sábados. Mantém uma página de política no UOL desde o ano 2000 – com informações estatísticas e analíticas sobre eleições , pesquisas de opinião e partidos políticos. Em 2007 recebeu uma fellowship da Fundação Nieman, na universidade de Harvard (Cambridge, MA, nos Estados Unidos).

É autor do livro "Políticos do Brasil" (2006, Publifolha) e do site www.politicosdobrasil.com.br. Foi também co-autor de outros dois livros: "Os Donos do Congresso - A Farsa na CPI do Orçamento" (Prêmio Jabuti de livro-reportagem em 1993) e "Racismo Cordial", de 1994, ambos editados pela Ática.

Ganhou 4 prêmios Esso: Prêmio Esso de Jornalismo de 1997 (reportagem sobre a compra de votos na votação da emenda da reeleição); Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2002 (reportagens e o banco de dados Controle Público, que tem mais de 6.000 declarações de bens de políticos); Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2003 (relato sobre venda reportagem na mídia do Estado do Paraná) e Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2006 (livro e site "Políticos do Brasil"). O trabalho Controle Público também foi premiado em 2002 com o Líbero Badaró de Webjornalismo e com o Prêmio para Internet da Fundación Nuevo Periodismo Internacional, presidida pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez.




Desconhecimento de Dilma é incógnita para o PT


(post extra, nas férias, para analisar o Datafolha)

Dilma Rousseff (PT) subiu e quase empatou com José Serra (PSDB) na pesquisa Datafolha realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro. O tucano está com 32% contra 28% da petista.

Um fato porém chama muito a atenção. Enquanto José Serra é o candidato mais conhecido do eleitorado, Dilma continua com metade da taxa do tucano nesse quesito.

O Datafolha pergunta quem conhece os candidatos e estratifica as respostas. No caso de Serra, 33% dos eleitores dizem conhecê-lo “muito bem”. Já Dilma só é conhecida “muito bem” por 17% dos eleitores. A seguir, a tabela com o grau de conhecimento de cada candidato:

O que significa esse ainda baixo grau de conhecimento de Dilma por parte dos eleitores? Primeiro, que a alta da candidata do PT nas pesquisas eleitorais se deu muito por conta do apoio que recebeu do presidente Lula, cuja popularidade bate recorde após recorde. Segundo, que o grande teste para Dilma Rousseff ainda não chegou: virá quando ela ficar mais solta na campanha, vai se expor mais e faltamente será bem conhecida de uma parcela maior do eleitorado. Terceiro, que o fato de ser pouco conhecida agora pode ser bom ou ruim; tudo dependerá do grau de empatia que Dilma conseguirá estabelecer com seus eventuais eleitores.

É evidente que Dilma já demonstrou ser uma candidata competitiva. Mas a solidez das intenções de voto só poderá ser verificada mais adiante, quando ela se apresentar por inteira ao eleitorado. Esse momento ainda deve demorar mais alguns meses para chegar.

Marqueteiros experientes enxergam o seguinte cenário à frente para Dilma e para a sucessão em geral:

1. Dilma subirá mais ainda nas pesquisas, por inércia das ações do governo (um marketing disfarçado e muito bem articulado) e pela inoculação que receberá da popularidade de Lula;

2. Não será surpresa se Dilma passar José Serra logo após sair da Casa Civil;

3. A candidata do PT começara a estabilizar então em seguida, podendo cair um pouco quando ficar sozinha na planície, sem cargo nem propaganda na TV até o início da campanha;

4. A partir daí, tudo dependera do desempenho do programa eleitoral e da capacidade dos dois principais candidatos, Dilma e Serra, de convencerem o eleitor sobre quem é o mais adequado para seguir a “obra” do super bem avaliado Lula;

5. Será uma campanha dura, mas em teoria muito mais fácil para o PT e para Dilma por conta da grande popularidade de Lula e por causa da desarticulação do PSDB nos Estados e da ausência do mineiro Aécio Neves na campanha tucana (a não ser que venha a ser vice de Serra, o que parece altamente improvável.

Feita a análise e a ressalva a respeito do pouco conhecimento do eleitorado sobre Dilma, é necessário dizer que a pesquisa Datafolha teve um resultado excepcional para a o PT e para a candidata petista. Para ter acesso aos dados principais da pesquisa e também aos dados de todos os levantamentos anteriores, clique aqui. Este blog tem a tradição desde o ano 2000 (quando ainda nem existiam blogs) de manter a maior compilação de pesquisas eleitorais para presidente, governador e senador.

No caso dos outros candidatos a presidente, algumas observações:

José Serra (PSDB): a resiliência do tucano é grande, pois ele ainda se mantém à frente de Dilma apesar da gigantesca máquina de propaganda federal a favor da candidata do PT. Mas o casco do navio do PSDB está muito avariado. Basta dizer que Serra é hoje, numericamente, o candidato a presidente com maior rejeição entre os que estão no páreo. Pior: perdeu pontos em todos os cenários e em todas as regiões do país, segundo o Datafolha.

A grande esperança tucana é desconstruir Dilma e provar ao eleitor que Serra seria o melhor nome para ocupar o lugar de Lula. Não é tarefa simples –e a curva do tucano está embicando para baixo.

Ciro Gomes (PSB): não aconteceu. Teve seus 10 minutos de propaganda eleitoral em fevereiro. O efeito foi nulo. Ciro tinha 13% em dezembro. Agora, tem 12%, segundo o Datafolha. No seu partido são poucos os que desejam a manutenção da postulação ao Planalto. Para complicar, está mais do que provado que Ciro tende a não ser necessário para garantir a passagem de Dilma ao segundo turno.

Tudo leva a crer que Ciro não conseguirá ser candidato. Até porque seu partido pode negar-lhe a legenda na convenção de junho (prazo oficial e obrigatório para definição de quem será lançado candidato). Restariam a Ciro três opções. Primeiro, não ser candidato a nada. Segundo, ser candidato ao governo de São Paulo representando os partidos lulistas. Terceiro, ser o candidato a vice-presidente numa chapa com Aécio Neves (PSDB), algo que nos bastidores vem sendo dito com insistente frequência. Mas essa terceira saída parece remota, pois implicaria numa desistência de José Serra –algo aparentemente improvável (mas não impossível) no momento.

Os sinais todos são de que Ciro anda chateado com essa situação. Quem é que depois de ter sido candidato a presidente duas vezes gostaria de saber que não terá mais chance? O hoje deputado do PSB, como se sabe, não é dado a “soft landings”. Fica, então, uma dúvida: o ex-ministro de Lula sairá desse processo calminho ou vai atirar para todos os lados?

Marina Silva (PV): outra que não deslancha. Assim como Ciro, teve seus 10 minutos na TV em fevereiro, mas não saiu do lugar. Tinha 8% em dezembro. Agora, manteve-se com 8%.

O desafio de Marina é desgarrar-se do discurso centrado de maneira excessiva no meio ambiente. Ela tem tentado, mas o eleitor está respondendo com indiferença. Ou seja, há que recalibrar a sua “parlance” política. Pelo menos para terminar a eleição do mesmo tamanho que tem hoje.




Estimulada
O eleitor escolhe sua preferência a partir de uma lista de nomes apresentada pelo pesquisador. (em %)
Data Instituto José Serra (PSDB) Dilma Rousseff (PT) Ciro Gomes (PSB) Marina Silva (PV) Aécio Neves (PSDB) Indecisos, Brancos, Nulos e Nenhum Heloísa Helena (PSOL) Antônio Palocci (PT) Patrus Ananias (PT) Marta Suplicy (PT) Tarso Genro (PT) Fernando Haddad (PT) Geraldo Alckmin (PSDB) FHC (PSDB) Sérgio Cabral (PMDB)
24-25.fev.2010 Datafolha 32 28 12 8
19








24-25.fev.2010 Datafolha 38 31
10
21








24-25.fev.2010 Datafolha
30 21 11 13 25








24-25.fev.2010 Datafolha
34
15 18 33








6-7.fev.2010 Ibope 36 25 11 8
20








25-29.jan.2010 Sensus 33,2 27,8 11,9 6,8
20,4








25-29.jan.2010 Sensus 40,7 28,5
9,5
21,4








14-17.jan.2010 Vox Populi 34 27 11 6
n.d








14-17.jan.2010 Vox Populi 38 29
8
n.d








14-18.dez.2009 Datafolha
31
16 19 34








14-18.dez.2009 Datafolha 40 26
11
22








14-18.dez.2009 Datafolha
26 21 11 16 26








14-18.dez.2009 Datafolha 37 23 13 8
19








11-14.dez.2009 Vox Populi 39 18 17 8
18








11-14.dez.2009 Vox Populi
17 23 11 25 26








11-14.dez.2009 Vox Populi 46 21
11
23








11-14.dez.2009 Vox Populi
24
15 28 34








04-07.dez.2009 Vox Populi 39 17 13 8
24








04-07.dez.2009 Vox Populi 43 20
10
27








04-07.dez.2009 Vox Populi
15 19 10 25 31








04-07.dez.2009 Vox Populi
21
13 29 37








26-30.nov.2009 Ibope 38 17 13 6
25








26-30.nov.2009 Ibope
20 26 9 14 32








16-20.nov.2009 Sensus
27,9
10,4 20,7 41,1








16-20.nov.2009 Sensus 40,5 23,5
8,1
28








16-20.nov.2009 Sensus
21,3 25 7,3 14,7 31,9








16-20.nov.2009 Sensus 31,8 21,7 17,5 5,9
23,2








31.out-06.nov.2009 Vox Populi 36 19 13 3
23 6







31.out-06.nov.2009 Vox Populi
20 19 4 18 31 8







11-14.set.2009 Ibope 34 14 14 8
23 8







11-14.set.2009 Ibope
16 25 8 12 28 11







11-14.set.2009 Ibope 35 15 17 8
24








11-14.set.2009 Ibope
18 28 11 13 31








11-14.set.2009 Ibope 34 15 17

24 10







11-14.set.2009 Ibope
17 27
12 30 13







31.ago-1.set.2009 Sensus 39,5 19
4,8
17,2 9,7







31.ago-1.set.2009 Sensus
23,3
8,1 16,8 38,5 13,5







31.ago-1.set.2009 Sensus 42,2

7,4
32,8 10,8 7






31.ago-1.set.2009 Sensus


9,8 18 45,9 18 8,5






31.ago-1.set.2009 Sensus 40,5
8,7 7,1
33,1 10,7







31.ago-1.set.2009 Sensus

12 9,3 17,6 45,2 16,1







31.ago-1.set.2009 Sensus 40,1 19,9
9,5
30,5








31.ago-1.set.2009 Sensus
25,6
11,2 19,5 43,9








11-13.ago.2009 Datafolha 37 16 15

19 12







11-13.ago.2009 Datafolha
19 23
16 25 17







11-13.ago.2009 Datafolha 44 19


26 15







11-13.ago.2009 Datafolha
24

20 32 24







11-13.ago.2009 Datafolha 32 16 14
10 15 12







11-13.ago.2009 Datafolha 36 17 14 3
18 12







11-13.ago.2009 Datafolha
19 21 3 15 26








31.jul-4.ago.2009 Vox Populi 30 21 17

20 12







31.jul-4.ago.2009 Vox Populi 36 24


24 16







31.jul-4.ago.2009 Vox Populi
25

21 36 18







31.jul-4.ago.2009 Vox Populi
21 20
17 30 12







22-23.jul.2009 Ipespe 28 14 16 12
17 13







22-23.jul.2009 Ipespe 30 14 22 14
20








22-23.jul.2009 Ipespe 37 16
24
23








22-23.jul.2009 Ipespe
25
27 19 29








29mai-1.jun.2009 Ibope 38 18 12

25 7







29mai-1.jun.2009 Ibope
21 22
12 30 11







25-29.mai.2009 Sensus 40,4 23,5


25,6 10,7







25-29.mai.2009 Sensus
27,8

18,8 35,3 18,3







25-29.mai.2009 Sensus 45,9



30,9 13,3
10





25-29.mai.2009 Sensus 44,2
14,3

28,2 13,5







25-29.mai.2009 Sensus

20,1
19,3 38,2 22,4







25-29.mai.2009 Sensus 38,8 22,3 9

19,8 10,3







26-28.mai.2009 Datafolha 38 16 15

21 10







26-28.mai.2009 Datafolha
19 24
14 28 15







26-28.mai.2009 Datafolha 41
18

26 14 3






26-28.mai.2009 Datafolha 41
19

26 14



2


26-28.mai.2009 Datafolha 42
18

26 14
2





26-28.mai.2009 Datafolha 35 14 14
9 18 10







23-27.mar.2009 Sensus 45,7 16,3


27 11







23-27.mar.2009 Sensus
19,9

22 40,8 17,4







23-27.mar.2009 Sensus 43,1
14,9

29,4 12,8







23-27.mar.2009 Sensus

19,2
21,2 40,7 19







16-19.mar.2009 Datafolha 41 11 16

21 11







16-19.mar.2009 Datafolha
12 25
17 28 17







16-19.mar.2009 Datafolha 47 13


26 15







16-19.mar.2009 Datafolha
16

22 36 26







16-19.mar.2009 Datafolha 35 11 14
12 17 12







26-30.jan.2009 Sensus 42,8 13,5


32,6 11,2







26-30.jan.2009 Sensus
16,4

23,3 42,2 18,2







26-30.jan.2009 Sensus 46,6



34,1 12,5
7





26-30.jan.2009 Sensus 41,9
10,6

33,8 13,8







26-30.jan.2009 Sensus

16,1
21,9 43,2 18,9







26-30.jan.2009 Sensus 44,2



34,6 13,8

7,5




26-30.jan.2009 Sensus



24,5 43,8 22,6

9,2




08-12.dez.2008 Sensus 46,5 10,4


30,6 12,5







08-12.dez.2008 Sensus
12,9

25,3 42,8 19,1







08-12.dez.2008 Sensus 47,3



32,6 13,5
6,8





08-12.dez.2008 Sensus 44
10,1

31,5 14,6







08-12.dez.2008 Sensus

14,9
24,3 41,7 19,2







08-12.dez.2008 Sensus 45,8



32,1 13,7

8,6




08-12.dez.2008 Sensus



25,1 43 21,8

10,3




15-19.set.2008 Sensus 38,1 8,4 17,4

26,3 9,9







15-19.set.2008 Sensus
8,6 24,9
18,2 34,9 13,4







15-19.set.2008 Sensus 38,5
19,6

28,6 10,6
2,7





15-19.set.2008 Sensus 37,9
18,9

27 10,4

5,9




15-19.set.2008 Sensus 45,7 10


31,8 12,5







15-19.set.2008 Sensus
12,3

22,4 44 21,2







15-19.set.2008 Sensus 45,3



35,3 15,4
4





15-19.set.2008 Sensus



23 44,7 23,5

8,8




21-25.abr.2008 Sensus 36,4 6,2 16,9

29 11,7







21-25.abr.2008 Sensus
7 23,5
16,4 35,7 17,5







21-25.abr.2008 Sensus 34,2
17,8

30,2 14,1
3,8





11-16.fev.2008 Sensus 38,2 4,5 18,5

26,1 12,8







11-16.fev.2008 Sensus
5,4 25,8
16,6 33,3 19,1







11-16.fev.2008 Sensus 37,5
19,6

25,8 13,9
3,4





11-16.fev.2008 Sensus 37,3
19

25,6 13,3


4,9



08-12.out.2007 Sensus
5,4 28,3
20,5 46








08-12.out.2007 Sensus 30 5,7 22,8

41,6








08-12.out.2007 Sensus 12,8
9,4
9,8 32,2 6,1

2,2 1,6
11,6 4,7 2
Metodologia
Data Instituto Nº de entrevistas Local do registro Nº do registro Quem encomendou/pagou pela pesquisa Margem de erro (em pontos percentuais)
24-25.fev.2010 Datafolha 2623 TSE/Brasília 4080/2010 Folha de S.Paulo 2
6-7.fev.2010 Ibope 2002 TSE/Brasília 3196/2010 Associação Comercial de São Paulo 2
25-29.jan.2010 Sensus 2000 TSE/Brasília 15702/2010 CNT 3
14-17.jan.2010 Vox Populi 2000 TSE/Brasília 1057/2010 TV Bandeirantes 2,2
14-18.dez.2009 Datafolha 11429


2
11-14.dez.2009 Vox Populi 2000


2,2
04-07.dez.2009 Vox Populi n.d

TV Bandeirantes n.d
26-30.nov.2009 Ibope 2002


2
16-20.nov.2009 Sensus 2000


3
31.out-06.nov.2009 Vox Populi 2000


2,4
11-14.set.2009 Ibope 2002


2
31.ago-1.set.2009 Sensus 2000


3
11-13.ago.2009 Datafolha 4100


2
31.jul-4.ago.2009 Vox Populi 2000


2,2
22-23.jul.2009 Ipespe 2000


2,2
29mai-1.jun.2009 Ibope 2002


2
25-29.mai.2009 Sensus 2000


3
26-28.mai.2009 Datafolha 11204


2
23-27.mar.2009 Sensus 2000


3
16-19.mar.2009 Datafolha 5129


2
26-30.jan.2009 Sensus 2000


3
08-12.dez.2008 Sensus 2000


3
15-19.set.2008 Sensus 2000


3
21-25.abr.2008 Sensus 2000


3
Espontânea
O eleitor fala espontaneamente em quem deseja votar. (em %)
Data Insituto Lula (PT) Dilma Rousseff (PT) José Serra (PSDB) Aécio Neves (PSDB) Ciro Gomes (PSB) Marina Silva (PV) Geraldo Alckmin (PSDB) Heloísa Helena (PSOL) PT/candidato do PT Candidato do Lula Outros Indecisos, Brancos, Nulos e Nenhum
24-25.fev.2010 Datafolha 10 10 7 1 1 1


4 3 62
25-29.jan.2010 Sensus 18,7 9,5 9,3 2,1 1,2 1,6



1,9 55,7
14-18.dez.2009 Datafolha 20 8 8 3 1 1 1
1
3 52
11-14.dez.2009 Vox Populi 15 7 11 4 1 1 1




16-20.nov.2009 Sensus 18,1 5,8 8,7 4,2 2,6 0,7
1,4

1,6 56,9
31.ago-1.set.2009 Sensus 21,2 4,8 7,7 3,1 1 0,9 1


0,9 59,5
11-13.ago.2009 Datafolha 27 3 6 2 1
1 1

6 52
25-29.mai.2009 Sensus 26,2 5,4 5,7 3 1,1




1,7 56,9
26-28.mai.2009 Datafolha 27 4 5 2 1
1 1


58
23-27.mar.2009 Sensus 16,2 3,6 8,8 2,9 1,5

1,4

1,7 63,9
26-30.jan.2009 Sensus 21,3 2,5 8,7 3,9 1,2
1,3 0,8

2,1 58,2
08-12.dez.2008 Sensus 20,4 1,7 10,6 4,1 0,8
0,9 1,5

2,5 57,5
15-19.set.2008 Sensus 23,4 1,9 6,7 3,3 1,4
1,4 1,5

1 59,4
21-25.abr.2008 Sensus 29,4
5 2,9 1,5
2,4 1,7

3 54,1
11-16.fev.2008 Sensus 18,6
5,1 3 1,2
2,1


7,6 62,4
Estimulada por região
Intenção de voto estimulada em cada região do país (em %)

Metodologia de uso exclusivo do instituto Datafolha

Sudeste
O eleitor escolhe sua preferência a partir de uma lista de nomes apresentada pelo pesquisador. (em %)
Data Instituto José Serra (PSDB) Dilma Rousseff (PT) Ciro Gomes (PSB) Marina Silva (PV) Aécio Neves (PSDB) Indecisos, Brancos, Nulos e Nenhum
24-25.fev.2010 Datafolha 38 24 12 9
16
24-25.fev.2010 Datafolha
26 19 11 21 23
24-25.fev.2010 Datafolha 44 27
10
20
24-25.fev.2010 Datafolha 28

15 26 30
Sul
O eleitor escolhe sua preferência a partir de uma lista de nomes apresentada pelo pesquisador. (em %)
Data Instituto José Serra (PSDB) Dilma Rousseff (PT) Ciro Gomes (PSB) Marina Silva (PV) Aécio Neves (PSDB) Indecisos, Brancos, Nulos e Nenhum
24-25.fev.2010 Datafolha 38 24 9 6
23
24-25.fev.2010 Datafolha
28 20 8 10 33
24-25.fev.2010 Datafolha 41 27
8
24
24-25.fev.2010 Datafolha 32

11 16 41
Nordeste
O eleitor escolhe sua preferência a partir de uma lista de nomes apresentada pelo pesquisador. (em %)
Data Instituto Dilma Rousseff (PT) José Serra (PSDB) Ciro Gomes (PSB) Marina Silva (PV) Aécio Neves (PSDB) Indecisos, Brancos, Nulos e Nenhum
24-25.fev.2010 Datafolha 36 22 15 6
22
24-25.fev.2010 Datafolha
37 24 7 5 26
24-25.fev.2010 Datafolha 38 28
8
26
24-25.fev.2010 Datafolha 43

13 9 36
Norte/Centro-Oeste
O eleitor escolhe sua preferência a partir de uma lista de nomes apresentada pelo pesquisador. (em %)
Data Instituto José Serra (PSDB) Dilma Rousseff (PT) Ciro Gomes (PSB) Marina Silva (PV) Aécio Neves (PSDB) Indecisos, Brancos, Nulos e Nenhum
24-25.fev.2010 Datafolha 32 29 11 13
16
24-25.fev.2010 Datafolha
33 19 18 8 21
24-25.fev.2010 Datafolha 36 32
15
16
24-25.fev.2010 Datafolha
38
22 13 25
Chapas
O eleitor escolhe sua preferência a partir de uma lista de chapas apresentada pelo pesquisador. (em %)
Data Instituto José Serra / Kátia Abreu José Serra / Aécio Neves Aécio Neves / Ciro Gomes Aécio Neves / José Serra Dilma Rousseff / Michel Temer Ciro Gomes/ Paulinho da Força Ciro Gomes / Carlos Lupi Marina Silva / Guilherme Leal Indecisos, Brancos, Nulos e Nenhum
11-14.dez.2009 Vox Populi 44


21

10 26
11-14.dez.2009 Vox Populi

35
21

13 32
11-14.dez.2009 Vox Populi 38


20 12
9 21
16-20.nov.2009 Sensus
35,8

23,9
16,1 5,2 18,2
16-20.nov.2009 Sensus


31 22,6
18,1 5,3 23,1
Rejeição
O eleitor fala em quem não vota de jeito nenhum. A metodologia varia conforme o instituto. (em %)
Data Instituto José Serra (PSDB) Dilma Rousseff (PT) Ciro Gomes (PSB) Aécio Neves (PSDB) Marina Silva (PV) Nenhum Todos Não sabe Não respodeu Heloísa Helena (PT) Antonio Palocci (PT)
24-25.fev.2010 Datafolha 25 23 21 20 19 10 4 19

14-18.dez.2009 Datafolha 19 21 18 17 17 12 3 16

11-14.dez.2009 Vox Populi 13 18 8 7 15




26-30.nov.2009 Ibope 29 41 33 36 40




16-20.nov.2009 Sensus 27,7 34,4 25,3 22,8 38,4




11-14.set.2009 Ibope 30 40 33 37 37


40
31.ago-1.set.2009 Sensus 29,1 37,6 39,9 26,3 39


43 33,3
29mai-1.jun.2009 Ibope 25 34 32 35



40
25-29.mai.2009 Sensus 25,9 32,4 33,9 28,5





Transferência de voto
Candidato a presidente apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (em %)
Data Instituto Único que votaria Poderia votar Não votaria Só conhecendo Não sabe Não respondeu
16-20.nov.2009 Sensus 20,1 31,6 16 27,4 5,1
31.ago-1.set.2009 Sensus 20,8 31,4 20,2 24,6 3,1
Candidato apoiado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (em %)
Data Instituto Único que votaria Poderia votar Não votaria Só conhecendo Não sabe Não respondeu
16-20.nov.2009 Sensus 3 14,2 49,3 27 6,6
Conhecimento
Grau de conhecimento do eleitor sobre o candidato. (em %) *
José Serra (PSDB)

Conhecimento do eleitor

Data Instituto Conhece Conhece bem Conhece mais ou menos Conhece pouco Conhece só de ouvir falar Não o conhece Não sabe Não respondeu
24-25.fev.2010 Datafolha 96 33 n.d. 36 28 4 0
14-18.dez.2009 Datafolha 93 30 n.d. 30 33 7 0
11-14.dez.2009 Vox Populi n.d. 80 n.d. n.d. 19 1 n.d.
26-30.nov.2009 Ibope n.d. 31 38 18 11 1 1
16-20.nov.2009 Sensus n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. 6,2 n.d.
11-14.set.2009 Ibope n.d. 27 39 19 13 1 1
29mai-1.jun.2009 Ibope n.d. 31 45 13 9 1 1

Observação importante sobre conhecimento:


Os institutos de pesquisa fazem de maneira diferente a pesquisa de conhecimento dos candidatos.

Para ter acesso à metodologia completa é necessário acessar os sites de cada instituto de pesquisa.

n.d. = Não deu

Dilma Rousseff (PT)

Conhecimento do eleitor

Data Instituto Conhece Conhece bem Conhece mais ou menos Conhece pouco Conhece só de ouvir falar Não o conhece Não sabe Não respondeu
24-25.fev.2010 Datafolha 86 17 n.d. 33 36 14 0
14-18.dez.2009 Datafolha 80 13 n.d. 26 41 20 0
11-14.dez.2009 Vox Populi n.d. 57 n.d. n.d. 28 15 n.d.
26-30.nov.2009 Ibope n.d. 10 22 24 32 10 1
16-20.nov.2009 Sensus n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. 13 n.d.
11-14.set.2009 Ibope n.d. 9 23 21 34 12 1
29mai-1.jun.2009 Ibope n.d. 9 27 24 25 15 1
Ciro Gomes (PSB)

Conhecimento do eleitor

Data Instituto Conhece Conhece bem Conhece mais ou menos Conhece pouco Conhece só de ouvir falar Não o conhece Não sabe Não respondeu
24-25.fev.2010 Datafolha 92 16 n.d 38 38 8 0
14-18.dez.2009 Datafolha 89 12 n.d. 32 44 11 0
11-14.dez.2009 Vox Populi n.d. 66 n.d. n.d. 29 5 n.d.
26-30.nov.2009 Ibope n.d. 11 34 25 25 3 1
16-20.nov.2009 Sensus n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. 9,1 n.d.
11-14.set.2009 Ibope n.d. 12 33 24 26 3 1
29.mai-1.jun.2009 Ibope n.d. 13 39 25 18 4 1
Marina Silva (PV)

Conhecimento do eleitor

Data Instituto Conhece Conhece bem Conhece mais ou menos Conhece pouco Conhece só de ouvir falar Não o conhece Não sabe Não respondeu
24-25.fev.2010 Datafolha 56 7 n.d. 19 30 44 0
14-18.dez.2009 Datafolha 51 6 n.d. 16 29 49 0
11-14.dez.2009 Vox Populi n.d. 37 n.d. n.d. 24 39 n.d.
26-39.nov.2009 Ibope n.d. 5 16 18 33 26 3
16-20.nov.2009 Sensus n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. 27,7 n.d.
11-14.set.2009 Ibope n.d. 5 13 16 32 33 1
Aécio Neves (PSDB)
Data Instituto Conhece Conhece bem Conhece mais ou menos Conhece pouco Conhece só de ouvir falar Não o conhece Não sabe Não respondeu
14-18.dez.2009 Datafolha 73 11 n.d. 22 40 27 0
11-14.dez.2009 Vox Populi n.d. 53 n.d. n.d. 29 18 n.d.
26-30.nov.2009 Ibope n.d. 10 20 23 32 14 1
16-20.nov.2009 Sensus n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. 29,6 n.d
11-14.set.2009 Ibope n.d. 9 20 20 33 19 1
29mai-1.jun.2009 Ibope n.d. 9 18 20 29 21 1
Heloisa Helena (PSOL)

Conhecimento do eleitor

Data Instituto Conhece bem Conhece mais ou menos Conhece pouco Conhece só de ouvir falar Não o conhece Não sabe Não respondeu
11-14.set.2009 Ibope 7 23 25 33 11 1
29mai-1.jun.2009 Ibope 8 27 27 26 11 1

* O Ibope faz um levantamento detalhado sobre o grau de de conhecimento de cada candidato por parte do eleitor.
A pesquisa CNT/Sensus só tem a opção "não conhece" como resposta.








LAST






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