HAVANA — O presidente de Cuba, Raúl Castro, visitou no sábado as obras de ampliação do porto de Mariel, 50 km ao oeste de Havana, que são financiadas pelo Brasil.
"Esta obra tem uma importância econômica extraordinária não apenas para o desenvolvimento atual do país, mas também para o futuro", disse Raúl Castro, antes de destacar os "avanços nas obras de construção".
Em junho, Castro visitou o local com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que inaugurou em fevereiro de 2010 as obras, na última de suas quatro viagens à ilha como chefe de Estado.
O Brasil financiou 300 milhões de dólares - dos 600 previstos - para a construção de um cais de 700 metros, uma estrada e uma ferrovia entre Mariel e Havana, a dragagem do porto, a construção de diques, armazéns e outras obras, que são executadas em uma associação internacional, formada pelo grupo brasileiro Odebrecht e uma construtora cubana.
O Mariel, cenário do maior êxodo de Cuba para os Estados Unidos - 125.000 pessoas em 1980 -, substituirá comercialmente o porto de Havana como o principal do país.
Exibir mapa ampliado
Em visita a Cuba, Lula visita obras do porto de Mariel ao lado de Raúl Castro
Parceria com empresas brasileiras financiou construção de estrada e ferrovia até Havana, construção de diques e dragagem do porto
Compartilhar:
Foto: AFP
Ampliar
Lula chegou à capital Havana na terça-feira e foi recebido pelo chanceler cubano, Bruno Rodriguez (31/5/2011)
As novas instalações devem ficar prontas em 2014, segundo disse em Havana Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência da República, durante uma visita à ilha realizada em março.
Mariel, cenário do maior êxodo de pessoas de Cuba para os Estados Unidos – somente em 1980 125 mil tentaram deixar a ilha pelo porto - substituirá comercialmente o porto de Havana como o principal do país, devido à maior profundidade de sua costa e melhor localização para operações com grandes navios.
Agenda
A visita de Lula à ilha começou nesta terça-feira com uma reunião com Raúl Castro que também contou com a participação de assessores brasileiros, o embaixador do Brasil em Havana, José Martins, e os ministros cubanos das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca.
Trata-se da primeira viagem que o ex-presidente brasileiro a Cuba desde que concluiu seu mandato, durante o qual visitou a ilha em quatro ocasiões, sendo a última em fevereiro de 2010.
Lula chegou a Cuba procedente das Bahamas. O ex-mandatário deixará o país caribenho na quinta-feira rumo a Caracas, onde participará de reunião com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
*Com EFE e AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário