20.09.2011 - 11:25
Por PÚBLICO
Há mais de 300 mil pontos de venda
nos EUA preparados para receber pagamentos com esta tecnologia (DR)
O Google lançou oficialmente nos Estados Unidos o seu porta-moedas para telemóvel, o Google Wallet. Com esta ferramenta os consumidores podem pagar as suas contas encostando os seus telemóveis a um terminal e introduzindo um pin pessoal.
A transacção é segura uma vez que não basta encostar o aparelho ao terminal. É preciso marcar um código.
A Mastercard já está a funcionar a todo o vapor com esta ferramenta digital, ao passo os sistemas Visa, American Express e Discover aceitaram participar na nova forma de pagamento mas estão ainda a trabalhar na adaptação das tecnologias.
O Google tinha anunciado esta inovação em Maio mas só agora ela está em funcionamento. Há mais de 300 mil pontos de venda nos EUA preparados para receber pagamentos com esta tecnologia que será estendida a outros países durante os próximos meses.
Este sistema de pagamento, pelo qual as lojas não terão de pagar uma taxa, segundo o ABC, foi desenvolvido em colaboração com o banco Citi e com a Mastercard.
A pensar nos utilizadores de smartphones com Google Wallet que sejam clientes de outros sistemas bancários sem acordos com o Google, a empresa tecnológica vai comercializar cartões pré-pagos próprios que poderão ser recarregados com qualquer cartão bancário.
Este serviço permitirá igualmente armazenar no telemóvel os números de cartões de fidelização e acumular pontos, promoções e descontos comerciais.
Google lança sistema para transformar o celular em carteira eletrônica
Por Redação do IDG Now!
Publicada em 19 de setembro de 2011 às 19h33
Chamado de Google Wallet, sistema quer que usuário dispense o uso de cartões de crédito e passe a usar o smartphone em suas transações.
A Google anunciou nesta segunda-feira (19/09) o lançamento do Wallet, ferramenta que promete transformar o smartphone do usuário em um cartão de crédito. O recurso já havia sido demonstrado em maio, mas só agora poderá ser usado.“Nós o testamos exaustivamente, e hoje estamos liberando a primeira versão do aplicativo para a operadora Sprint. Isso significa que enviaremos o programa via conexão sem fio a todos os celulares Nexus S vinculados a empresa”, afirmou Osama Bedier, vice-presidente de pagamentos, via blog oficial.
Por enquanto, o Google Wallet só poderá ser usado por usuários norte-americanos. A MasterCard é parceira no projeto, portanto, clientes que possuam cartão da bandeira poderão vinculá-lo ao celular. O Nexus S possui um chip com a tecnologia wireless Near-Field Communications (NFC) que possibilita a comunicação do dispositivo com terminais de pagamento.
“Somos gratos ao Citi e à MasterCard por serem nossos aliados nesse lançamento. Anunciamos também que Visa, Discover e American Express também já liberaram suas especificações acerca do NFC, de modo que seus cartões poderão ser incorporados nas futuras versões do Wallet”.
A iniciativa da Google só terá sucesso caso os estabelecimentos também abracem a ideia. A parceria com as bandeiras de cartão de crédito é um primeiro passo, mas de nada adiantará caso as grandes cadeias de lojas não disponibilizem máquinas em que os pagamentos móveis poderão ser feitos.
As previsões, porém, são otimistas. Segundo o instituto Juniper Reserch, o dinheiro movimentado em pagamentos via celular deverá alcançar 670 bilhões de dólares em 2015 – três vezes mais do que o projetado para este ano. A quantia inclui desde transações com NFC a transferências financeiras.
“Nosso objetivo é tornar possível que todos os pagamentos por cartão sejam feitos pelo Google Wallet, de modo que você possa dar adeus a suas enormes carteiras. Na verdade, temos um vídeo (veja abaixo) com nosso primeiro cliente, alguém que já está pronto para substituir o seu famoso acessório”.
Por fim, a Google avisa que este é apenas o começo, e que pretende em um futuro próximo, liberar o aplicativo para outros smartphones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário