Os leitores de livros eletrônicos, chamados de e-readers, tomam conta dos corredores da edição 2010 da CES, maior feira de eletrônicos de consumo do mundo.
Alguns modelos extra compactos, outros com tela colorida, navegação simples ou com Wi-Fi, o crescente número de dispositivos desse tipo dá o recado: a hegemonia do Kindle, e-reader da loja online americana Amazon está com os dias contado.
Segundo a empresa, o eletrônico foi o presente mais comprado de toda a história da empresa durante as festas natalinas.
Modelos variados
Nos estandes, o que se observa é uma divisão categórica dos e-readers. Uma parte deles é simples e não trazem tela touchscreen. O download do livro eletrônico é feito por meio de cabo USB ou cartão de memória. Já a navegação usa botões simples usados para avançar ou retroceder nas páginas. O preço varia de US$ 149 a US$ 199.
Alguns, como o compacto JetBook, também abrem outros formatos de documentos, como o de imagem, e trazem função para ouvir músicas ou buscar palavras em meio ao texto.
Por outro lado, uma geração de e-readers "potentes" não se contentam apenas em reproduzir textos digitalmente. Entre os destaques da feira está o Que, e-reader da Plastic Logic com capacidade de ler documentos que vão além do PDF, como arquivos do Microsoft Word, apresentações em Power Point, Excel, revistas e jornais. Também dá para checar e-mails, inclusive abrir anexos.
Com tela sensível ao toque – e que realmente funciona, segundo testes do UOL Tecnologia – o aparelho é um forte concorrente para o Kindle, já que tem um belo design e vem com acesso 3G ou 4G e Wi-Fi.
O equipamento começa a ser vendido em abril em versões que custarão de US$ 649 a US$ 799, dependendo da configuração.
Já o Skiff, concorrente direto do Que, é indicado para quem quer uma tela grande. Com 11,5 polegadas, o tamanho ultrapassa a tela do Kindle, com 9,7 polegadas.
Também com tela sensível ao toque e conexão sem fio à internet, o e-reader ainda não está à venda e não tem preço definido para o mercado.
Sulamérica Trânsito
Sphere: Related Content