Da Redação*
Receitas da chef Helena Rizzo, do Maní
Feijoada
Rendimento: 4 porções
Foto: Felipe Rau/AE
Ingredientes
Para os feijões:
1 litro de solução de alginato de sódio (1 litro de água com 5g de alginato)
200g de caldo de feijão (feito com paio, orelha de porco, carne-seca...)
100g de consomê preparado com as mesmas carnes do feijão
6g de gluco
50 ml de azeite de oliva
Para a couve:
100g de folhas de couve sem o talo e cortadas em juliana bem fina
500m l de óleo de girassol
Para a farofa de castanhas-do-pará:
100g de farinha de mandioca
50g de castanhas-do-pará raladas bem fina
40g de castanhas-do-pará picadas
75g de manteiga
sal
Outros ingredientes: gomos de 1 laranja cortados em 3 partes
1 paio cortado em cubinhos e salteado
algumas gotas de azeite de pimenta dedo de moça
Preparo
Feijão: Mixar o caldo de feijão com o "gluco". Retirar todo o ar com a ajuda da máquina a vácuo. Colocar o caldo num bowl e deixar descansar por 1 hora. Com uma microconcha, despejar sobre a solução de alginato porções de caldo de feijão. Esferificar por 2 minutos. Retirar da solução e lavar em água. Retirar da água e guardar os "feijões" em azeite de oliva. Antes de servir, ferver o consomê. Retirar do fogo e acrescentar os "feijões" escorridos do azeite. Manter a 80°C.
Couve: Aquecer o óleo a 180° C. Fritar a couve por alguns segundos e escorrê-la em papel absorvente. Temperar com um pouco de sal e reservar.
Farofa: Dourar a farinha de mandioca com a manteiga numa frigideira em fogo baixo. Quando estiver quase dourada, acrescentar as castanhas. Dourar mais um pouco, ajustar o sal e reservar.
Montagem: Servir os "feijões" com alguns pedaços de laranja, cubinhos de paio, uma gota do azeite de pimentas, um pouco de farofa e de couve frita.
Jabuticabas
Rendimento: 4 porções
Foto: Felipe Rau/AE
Ingredientes
Solução de alginato de sódio:
1 litro de água com 5g de alginato de sódio (mixar bem e descansar por 12 horas)
Para as jabuticabas e calda de jabuticabas:
500g de jabuticabas sem caroço
1 litro de água mineral
150g de açúcar
gluco (para cada 100g de purê/3g de gluconolactato de cálcico)
Para o creme de gengibre:
350g de creme de leite fresco
4 gemas de ovos
35g de açúcar
2,5 folhas de gelatina
½ gengibre descascado e laminado
Para o caramelo de pimenta de sechuan:
100g de fondant
50g de glucose
50g de isomalt
5g de pimenta de sechuan moída e peneirada
Outros ingredientes:
100g de sorvete de iogurte
100g de brownie de chocolate branco cortado em cubinhos
algumas flores de mel
Preparo
Jabuticabas: Levar uma panela a fogo baixo com a água, as jabuticabas e o açúcar. Cozinhar por 1h30. Coar a calda e dividir em duas partes. Fazer um purê no thermomix com as jabuticabas cozidas e metade da calda. Bater em velocidade máxima por 5 minutos. Reduzir a outra metade da calda pela metade e reservar. Colocar 200g do purê obtido num bowl e acrescente 6g de gluco. Mixar bem, retirar todo o ar passando o purê num saco pela máquina a vácuo. Voltar o purê para o bowl e deixar repousar por 1 hora. Com uma miniconcha, despejar pequenas porções do purê sobre a solução de alginato. Esferificar por 2 minutos. Retirar da solução e lavar bem as "jabuticabas" em água. Retirar e conservar numa calda leve de gengibre.
Creme de gengibre: Ferver o creme de leite com o gengibre. Retirar do fogo e infusionar por 5 minutos. Coar numa panela e acrescentar as gemas e o açúcar. Amolecer as folhas de gelatina em água e gelo. Levar o creme ao fogo brando e cozinhar, mexendo sempre, até atingir 83°C. Retirar da panela e acrescentar as folhas de gelatina. Esfriar em banho-maria invertido e guardar na geladeira. Mixar bem o creme e colocar numa manga de confeiteiro.
Caramelo de pimenta: Levar os três primeiros ingredientes numa panela ao fogo e aquecer até atingir a temperatura de 165°C. Retirar do fogo e deixar baixar a temperatura a 140°C. Acrescentar a pimenta, misturar bem e despejar o caramelo sobre um silpat (placa de silicone). Cortar o caramelo em pastilhas e, depois de frio, guardar em recipiente hermético e com sílica. Colocar algumas pastilhas de caramelo sobre uma folha de silpat numa assadeira rasa e levar ao forno. Quando começar a levantar bolhas, retirar do forno e rapidamente colocar outra folha de silpat sobre o caramelo. Com um rolo de massa, abrir o caramelo o mais fino possível. Reservar.
Montagem: Sobre o prato, fazer pontos com o creme de gengibre. Acrescentar os cubinhos de brownie e algumas "jabuticabas". Ao redor colocar uma colher de sopa bem cheia de calda. Finalizar com o sorvete de iogurte, algumas lâminas de caramelo e flores de mel.
Receitas do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó
Mocofava
Rendimento: 10 a 12 porções
Foto: Felipe Rau/AE
Ingredientes
1 pé de boi (mocotó)
1kg de Fava
500g de carne-seca dessalgada
300g de lingüiça calabresa
200g de bacon
1 limão
1 cebola
3 tomates
1 pimentão
2 dentes de alho
manteiga de garrafa para refogar
semente de coentro
cominho
colorau
cebolinha verde
coentro
sal e pimenta a gosto
Preparo
Cozinhe a fava com o bacon até que fique macia. Lave bem o pé de boi e leve à panela de pressão, cozinhe por aproximadamente 50 minutos ou até a carne começar a desprender dos ossos. Corte os pedaços maiores de carne e junte ao caldo, descartando os ossos. Junte tudo à fava. Cozinhe a carne-seca e a lingüiça separadamente até ficarem macias, corte em cubos e junte à fava. Refogue na manteiga de garrafa o alho, os tomates, a cebola e o pimentão, tudo bem picadinho e junte ao caldo. Tempere à gosto e deixe ferver por uns 15 minutos.. Se precisar encorpar o caldo bata um pouco da fava no liquidificador.Use bastante cheiro verde e sirva com pimenta e limão à parte. Essa receita é uma adaptação do nosso tradicional Mocofava, que é feito da combinação do Mocotó com a Favada preparados separadamente.
Torresmo defumado
Rendimento: 12 porções
Ingredientes
5kg de barriga com carne
350g de sal grosso
75g de bicarbonato
3l de água
óleo para fritar
Preparo
Corte a barriga em tiras de 3 cm e deixe de molho na geladeira por uma noite na salmoura com bicarbonato. Escorra e pendure no defumador por 6h a 60°C. O próprio suco da carne em contato com o aquecedor vai produzir uma leve defumação no torresmo. As tiras de barriga ficarão rígidas e douradas. Corte em pedaços de 5 cm descartando as pontas e retirando o excesso de gordura. Frite por 20 minutos a 150ºC e depois a 200ºC para pururucar.
* Da redação do Paladar
Nenhum comentário:
Postar um comentário