[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O baixíssimo consumo vai chegar às ruas



Volks promete lançar em dois anos carro que faz 100 quilômetros com um litro de óleo diesel

Luiz Almeida


Foto: Divulgação

Rio - Primeiramente apresentado como um carro-conceito, em 2002, o Volkswagen 1L está muito próximo de ganhar as ruas européias. Dono de design arrojado e de traços futuristas, que mais fazem lembrar uma cápsula de remédio, o modelo tem previsão de lançamento para 2010 e traz como principal característica o baixíssimo consumo de combustível, predicado cada vez mais comum em tempos de alta do petróleo e busca por automóveis menos poluentes.

Capaz de rodar 100 km por litro, o Volkswagen 1L é totalmente pensado para proporcionar o máximo de economia. Tanto que será equipado com um motor dois cilindros a diesel de 0,3 litro — são 8,5 cv —, que trabalhará em conjunto com uma unidade elétrica. Além disso, o propulsor será feito em alumínio e com alguns componentes em magnésio e titânio — a área interna do cilindro é soldada a laser para diminuir o atrito das peças móveis. Mas não é só.

Outras soluções também serão adotadas para fazer do Volks 1L um modelo supereconômico. A primeira delas é deixar o carro o mais leve possível, com peso total de apenas 300 kg. Para a empreitada, a marca alemã, por exemplo, dotará o 1L com uma carroceria de fibra de carbono apoiada sobre estrutura de magnésio. Além disso, o sistema de suspensão é construído em alumínio e cerâmica — as rodas, por sua vez, são em fibra de carbono.

Uma outra solução fica a cargo do próprio desenho do modelo, que faz o carro apresentar um baixo coeficiente de penetração aerodinâmica, de 0,15 — nos carros em geral, esse número fica, em média, em 0,30. Para diminuir ainda mais o atrito, a Volkswagen retirou os retrovisores externos. No lugar, câmeras de TV instaladas nas lanternas traseiras transmitem as imagens para uma tela de cristal líquido montada no painel de instrumentos do carro.

Com capacidade para transportar somente dois ocupantes, o Volks 1L conta com freios com ABS, controle de estabilidade e airbag para o condutor, entre outros equipamentos. O modelo tem ainda transmissão automática seis de velocidades, que dispõe de sistema Stop-Start, que desliga e liga automaticamente o motor para diminuir o consumo. O preço, contudo, será salgado, variando entre 20 mil e 30 mil euros, ou R$ 50,5 mil e R$ 75,8 mil.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: