Primeiro modelo popular japonês chega para introduzir a qualidade japonesa para consumidor de compactos, com airbag duplo de série e três anos de garantia.
São José dos Pinhais – DNA japonês, segurança, preço acessível e conforto. Esses são os principais diferenciais do Nissan March, primeiro carro popular japonês do Brasil, previsto para estar nas revendas no final de setembro. O compacto chega para se destacar no maior segmento do mercado brasileiro e também para ser a base da nova Nissan no Brasil, que oferecerá “Inovação japonesa para todos” a cada vez mais brasileiros. Com nível surpreendente de equipamentos de série, o modelo oferecerá desde a versão de entrada airbag duplo, computador de bordo, ar quente e ajuste de altura do banco do motorista, entre outros.
O Nissan March estará motor 1.0 16V, em duas versões de acabamento: 1.0 e 1.0S, que terão pacotes de itens opcionais. Este propulsor gera 74 cavalos a 4.350 rpm e tem 10 kgfm de torque na mesma rotação.
O compacto também será equipado com o motor 1.6 16V, opção prevista para novembro. A versão de entrada será a 1.6S, que tem 111 cavalos de potência e é tão equipada quanto o 1.0S. Haverá ainda a 1.6SV e a 1.6 SR, com visual mais esportivo e itens exclusivos como retrovisores externos, ponteira de escapamento cromada, rodas de liga leve e kit aerodinâmico.
Além da qualidade de fabricação, acabamento caprichado, quantidade de equipamentos de série e preço muito competitivo, o comprador do Nissan March contará ainda o “Compromisso Nissan March”, atraente pacote de preços e serviços que posicionará o modelo como o mais competitivo do segmento também na manutenção. O objetivo é dar ao cliente o máximo de tranquilidade durante a seu período como proprietário do March. Entre estes serviços estão três anos de garantia e dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o país. Dentro deste compromisso, a Nissan oferecerá com o proprietário do March o menor preço de manutenção do segmento.
Com o lançamento do March, a Nissan dá mais um passo em busca do seu objetivo de se tornar uma das principais marcas atuando no país, passando dos atuais 23% de cobertura do mercado brasileiro para 66%. “Estamos entrando em um novo segmento para oferecer um produto diferenciado com o melhor custo-benefício possível e, assim, trazer novos clientes para nós”, explica Tiago Castro, gerente-chefe de Marketing da Nissan do Brasil.
Segundo Castro, a Nissan nunca investiu tanto em pesquisas para compreender o consumidor brasileiro. “Fizemos diversas clínicas com potenciais consumidores para entender o que eles desejam em um carro deste segmento e identificamos a vontade de comprar um produto de qualidade e acessível. E isso nós vamos entregar”, explica.
Inovação-O Nissan March é o primeiro fruto da inovadora Plataforma V (de versátil) e traz todo o DNA japonês de qualidade de construção, segurança, desempenho e acabamento. Concebida neste século sob um novo e extenso processo de engenharia de desenvolvimento e produção, ela cria um conjunto inédito de padrões para a indústria por conta da avançada engenharia aplicada.
Pelo seu conceito inovador, a Plataforma V é um dos principais diferenciais do March entre os concorrentes diretos no mercado brasileiro. O modelo da Nissan será o único do segmento a contar com uma arquitetura moderna, pensada para as necessidades atuais em segurança, desempenho, construção e qualidade.
A Nissan investiu muito para melhorar todos os processos da produção de desenvolvimento e produção de um carro. A tecnologia de ponta empregada na Plataforma V colaborou ainda para manter o peso baixo no March. Aliando design inovador e manufaturas mais leves, o compacto pesa entre 925 kg e 938 kg na versão 1.0 e, na 1.6SR, a mais equipada, não ultrapassa 982 kg. Com menos peso e mais estável, há maior economia de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes.
Parte da redução do peso foi possível graças ao uso do software CAD de última geração, que permitiu juntar peças para se atingir um peso mais baixo e, assim, também diminuir a probabilidade de surgimento de problemas durante a vida útil do carro. Como o projeto partiu do zero, não foi uma adaptação, o March pode ser pensado desde o início, seguindo as premissas atuais de produção, qualidade, segurança e conforto.
Desta forma, a Nissan chegou a um processo de manufatura mais enxuto, onde a integração de diversas peças permitiu que o Nissan March tivesse 18% menos componentes em relação à geração anterior. No painel, por exemplo, são 28 aos invés dos 50 de antes.
É importante ressaltar que, esta menor complexidade de produção não está relacionada a um carro ‘barato’ e sem qualidade. Pelo contrário: é uma nova forma de pensar a produção na indústria automobilística – mais qualidade com menor complexidade. Este novo processo de manufatura inverteu a cadeia de desenvolvimento colocando os fornecedores na ponta inicial e não a engenharia, que teve de criar o carro em cima das peças pensadas no computador.
O March também é um carro muito seguro, pois foi projetado para absorver as forças de um impacto frontal graças às sofisticadas zonas de deformação, que mantêm a integridade da cabine por conta de uma carroçaria altamente reforçada. A frente do modelo também foi pensada para absorver melhor impactos – pelo friso na estrutura em forma de ”U” - e proteger pedestres em caso de atropelamentos.
Criado no Centro de Design do Japão, o desenho do March foi pensado para ser mundial e com o objetivo principal de agradar consumidores em mais de 160 países onde o modelo está sendo ou será comercializado. Assim, o consumidor brasileiro terá como opção de compra um carro moderno, que está em linha com o que a Nissan oferece em diversos países pelo mundo atualmente.
O design expressa uma sensação de condução ágil e confiabilidade absoluta. A frente, por exemplo, tem aparência elegante e passa sofisticação. A camada dupla da grade integrada ao para-choque com grande abertura inferior atende a esses requisitos, dando-lhe característica única. A forma clássica das gerações anteriores do modelo também foi crucial no desenvolvimento. Assim, as linhas arqueadas das janelas, item marcante da identidade dos March anteriores, foram atualizadas.
As laterais com para-lamas proeminentes dão a impressão de os amortecedores estarem no seu interior. Além da sensação de robustez, esta solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nos extremos da carroceria com o objetivo de ampliar o espaço interno – o March tem mais espaço que o padrão para o segmento –, aumentando ainda a estabilidade e melhorando a dirigibilidade. Os para-lamas elevados também contribuíram para melhorar a visão do motorista e a cintura baixa permite visibilidade lateral superior para ajudar a tornar a condução mais fácil e segura.
A linha elegante do teto recebeu dois “V”, que lembram a forma de bumerangues. Porém, não estão lá apenas para compor o estilo do carro. Eles têm função importante, pois foram pensados para dar maior robustez ao carro e permitir a utilização de uma arquitetura mais fina da placa, sem comprometer a estrutura e a segurança. O peso diminuiu assim como o centro da gravidade, dando maior eficiência, estabilidade e prazer ao dirigir, além de contribuir para a redução do consumo de combustível. Houve também ganho acústico, já que o nível de ruídos produzidos pelo impacto do vento baixou sensivelmente.
A extremidade traseira do teto foi levemente elevada para ajustar o fluxo de ar para os lados, melhorando a performance aerodinâmica. Além disso, cada elemento do March foi projetado para reduzir a resistência ao ar, dos espelhos retrovisores e ao espóiler. Com estas soluções, a Nissan conseguiu um excelente coeficiente de arrasto: 0,33.
Com ampla visibilidade, por conta do parabrisa amplo, colunas “A” mais finas e espelhos retrovisores maiores, conduzir o March no trânsito diário é mais fácil. Outra facilidade está no raio de giro de 4,5 m, que o torna mais fácil de manobrar do que os dois modelos mais vendidos do segmento, com medidas maiores.
DNA japonês: conforto e segurança -No interior, o amplo espaço tornou-se realidade em boa parte pelas linhas elevadas do teto – o March mede 1,53 m de altura e 1,66 m na largura. Com este resultado, o time de design quis deixá-lo agradável também no interior para que clientes de todo o mundo se sentissem ‘conquistados’ também ao entrar no carro. Assim, surgiu também a forma ímpar de dupla-bolha do painel, com linhas arqueadas e superfícies curvadas, que amplia o espaço da frente para trás.
Apesar de compacto – 3,78 m de comprimento -, o Nissan March tem espaço suficiente para garantir o conforto de todos os ocupantes. As soluções inteligentes de engenharia proporcionadas pela plataforma V permitiram uma distância entreeixos maior (2,45 m) para este tipo de veículo, que, junto com as rodas deslocadas para as extremidades, não só ampliaram o espaço interno, como também melhoraram o acesso e saída do carro. E as pernas também ganharam, pois, caso os bancos dianteiros estejam no limite dos cursos longitudinais, os passageiros de trás não se sentirão apertados – o espaço do March é um dos melhores do segmento neste quesito também.
Outro item que privilegia o conforto é o Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos. Assim, os dianteiros contam suportes laterais aumentados dos encostos, que ajudam a aumentar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro da frente, e tecido que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.
A Nissan optou também por espuma de alta densidade, que mantém a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. O motorista conta também com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. Todos estes recursos empregados nos bancos colaboram para reduzir o cansaço na condução por horas contínuas, tornando o March ainda mais confortável de dirigir.
O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros (item de série desde a versão de entrada), e do computador de bordo. Harmoniza-se com o volante tipo esportivo de três raios com ajuste de altura (a partir da 1.0S) e com comandos do aquecimento, ar-condicionado e ventilação, de áudio e outros colocados em posição ergonômica e fáceis de operar.
A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos desde a versão de entrada 1.0 (opcional nos concorrentes diretos), e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.
Mecânica-O desempenho combina agilidade, refinamento e balanço. A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha. Essa combinação oferece uma condução muito agradável, reduzindo os golpes e as vibrações, além de um bom desempenho sem esforços. A suspensão traseira foi desenhada também para minimizar a intrusão no porta-malas, de maneira a oferecer mais espaço no compartimento e na cabine.
O motor bicombustível 1 litro (998 cm³) foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan e foi ajustado para se adequar ao desempenho e características do March. Com quatro cilindros em linha e 16 válvulas entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol como com gasolina. Com relações de marchas adequadas para o tipo de motor e de uso, e peso total reduzido, o March tem saídas ágeis por conta das relações curtas da transmissão. Um bom exemplo está na aceleração de 0 a 100 km/h, feita em 14,48 segundos com gasolina, quase 3 segundos mais rápido que marca melhor dos dois concorrentes diretos, e em 13,79 segundos com etanol, pouco mais de 2 mais ágil que os principais concorrentes.
Na opção 1.6 16V (1.598 cm³), o March desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e tem torque de 15,1 kgfm @ 4.000 rpm, também com qualquer um dos combustíveis. O March 1.6 16V faz de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol).
Durante o desenvolvimento do March, a Nissan fez mais de 5 mil testes e percorreu 1,2 milhão de quilômetros – para se ter uma ideia é o mesmo que dar 30 voltas na circunferência da Terra pelo Equador, cujo diâmetro é de 40.075 km – para atingir seu padrão de qualidade. No Brasil, a adaptação para o mercado local totalizou 400 mil quilômetros rodados. Tudo para garantir que o veículo esteja adequado ao padrão de qualidade da Nissan e atenda às necessidades e expectativas do consumidor brasileiro deste segmento.
Para todos-Ao desenvolver o March, a Nissan teve o objetivo de levar seu DNA de qualidade a um preço acessível ao maior número de consumidores pelo mundo. E este custo-benefício está agora disponível para o brasileiro, já que o March virá com uma lista recheada de equipamentos de série que fazem a diferença no segmento de populares compactos.
Além do citado airbag duplo de série desde o modelo de entrada, outro destaque do March é a direção elétrica progressiva, também disponível em todas as versões (opcional na 1.0) - todos os competidores diretos contam com o sistema hidráulico e sua lista de equipamentos. Encontrado em todos os veículos de passeio da marca no Brasil, o sistema elétrico oferece ao condutor mais leveza no momento das manobras e em baixas velocidades, tornando a direção progressivamente mais pesada com o aumento da velocidade para que a segurança não seja comprometida. Desta forma, o Nissan March oferece o melhor equilíbrio entre a facilidade de manuseio, a precisão e o conforto do segmento, tanto na cidade como na estrada.
O DNA da Nissan está também em soluções ‘amigáveis’, pensadas para os ocupantes terem uma experiência agradável com o compacto no uso diário. Como a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel entre o volante e a porta esquerda, item disponível desde a versão de entrada 1.0. Desta forma, ao parar para abastecer o veículo, o condutor não precisa sair do seu lugar ou o mesmo tirar a chave do contato. Conforto e comodidade ao alcance das mãos.
O March também conta com ajuste de altura da coluna de direção (de série desde a 1.0S e opcional para a 1.0), que ajuda o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir em conjunto com o ajuste de altura do assento. Ao contrário da maior parte dos concorrentes diretos, o Nissan March dispõe também de maçaneta na tampa do porta-malas. Além do conforto, esta solução evita o esforço desnecessário ao se usar apenas a chave do carro a abertura da peça.
O reservatório de gasolina para a partida a frio pode ser abastecido sem a abertura do capô, algo que não é comum para modelos do segmento. No March, basta abrir a tampa de proteção do subtanque, localizada na base do para-brisa, girar o botão e destravar com o bocal com a chave – a Nissan também adota esta solução na linha Livina e Tiida.
Para os ‘esquecidos’, o March também é um amigo a toda hora. Disponível desde a versão de entrada, o alarme de advertência sonoro avisa quando a chave ficou no contato e também se as luzes dos farois permaneceram acesas após desligar o carro, facilidade não encontrada em outros modelos do segmento. Outro item prático é o compartimento double DIN do rádio, que é “amigável” para a instalação das últimas novidades em tecnologia de equipamentos de áudio do mercado.
Uma conveniência que quase nenhum concorrente direto do Nissan March tem é o console longitudinal entre os bancos dianteiros. Indo do fim do painel até pouco depois do freio de estacionamento, a peça comporta três porta-copos (dois na frente e um entre os dois bancos, próximo aos encostos). Além destes, o March conta com outros dois porta-copos nas portas dianteiras e 10 espaços para objetos distribuídos pelo veículo, como os existentes perto das alças das maçanetas internas das portas e no compartimento acima do porta-luvas.
Para o conforto, também foram pensadas soluções que facilitam a vida a bordo. A primeira são os excelentes ângulos de abertura das portas que, junto com o teto elevado, permitem cômodo acesso ao interior, sem apertos ou esbarrões em partes do carro.
Desde a versão de entrada o March conta com computador de bordo, que agrega funções úteis para ajudar o motorista a dirigir de forma mais econômica. Entre elas estão os consumos instantâneo e médio e a autonomia. O computador de bordo também conta com relógio digital, dois odômetros parciais e conta-giros. O quadro de instrumentos, por sinal, tem ótima visibilidade por conta da iluminação branca e dos caracteres e largura maiores (7 mm e 123 mm, respectivamente, no caso do velocímetro).
Compromisso Nissan March- Fácil de comprar, fácil de manter. É com esse espírito que o March chega ao mercado brasileiro. Além de ser o primeiro carro japonês mais acessível do país, o compacto da Nissan será um dos mais baratos para se manter. Para isso, a Nissan se compromete a oferecer um programa de serviços e benefícios com excelente custo-benefício. O “Compromisso Nissan March” irá proporcionar ao proprietário três anos de garantia sem limite de quilometragem (o único 1.0 popular do mercado a oferecer esta condição); assistência 24h gratuita por dois anos e preços de manutenção transparentes. O principal objetivo é garantir que os novos clientes da marca fiquem totalmente despreocupados durante toda a experiência com o veículo.
E também assegurar que o March seja uma das melhores opções do segmento nestes itens, que são analisados normalmente pelo consumidor na hora da decisão de compra. De acordo com Tiago Castro, gerente-chefe de Marketing, por conta do “Compromisso Nissan March”, o March terá diversos argumentos para convencer e tranquilizar os consumidores. “Além do seu preço de venda competitivo, a Nissan está se empenhando em oferecer total transparência na manutenção, ponto-chave na hora da compra”, diz.
O primeiro pilar deste pacote é a garantia de fábrica, um dos quesitos mais valorizados pelo consumidor: são três anos sem limite de quilometragem. A proposta de deixar o proprietário despreocupado também irá oferecer mão de obra grátis na primeira revisão, que custará R$ 149, o menor custo do mercado: até os 60 mil quilômetros, o proprietário do March desembolsará R$ 1.744 realização das revisões obrigatórias preconizadas pela Nissan, o mais baixo do segmento – mesmo valor que será cobrado para a versão 1.6 16V.
Além disso, os preços das revisões obrigatórias serão fixos e nacionais para que o proprietário do March saiba desde a hora da compra quanto gastará nas revisões periódicas (a cada 10,000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro). Para valorizar ainda mais o custo-benefício neste item, a mão de obra está inclusa nestes valores fechados, que serão os mesmos nas 113 concessionárias Nissan de todo o País.
Os valores, que incluem peças, óleo e mão de obra: 10 mil km – R$ 149 |20 mil km – R$ 299 |30 mil km – R$ 249 |40 mil km – R$ 499 |50 mil km – R$ 249 |60 mil km – R$ 299.
A Nissan também inovou na área de peças de reposição para ter certeza que, como na manutenção, consumidores não terão surpresas. “Pesquisamos muito os preços das peças de reposição dos concorrentes para que possamos oferecer os preços mais competitivos do mercado. Além disso, iremos oferecer mais de 10 peças com mão de obra inclusa fora das revisões periódicas a preços fixos nacionais”. diz Mário Furtado, gerente de Marketing e Engenharia Pós-venda.
O outro destaque é o serviço de assistência 24 h Nissan Way Assistance. O cliente March poderá utilizá-lo por dois anos sem custos, maior período oferecido no segmento para este tipo de benefício. O Nissan Way Assistance atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado. Além disso, oferece conserto no local ou reboque, dependendo do que acontecer. Dependendo do local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferecerá guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis. E, se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias.
O Nissan March é o primeiro resultado da combinação dos esforços da Nissan do Brasil com o firme objetivo de expandir a cobertura de mercado e oferecer a satisfação dos proprietários de um Nissan para mais pessoas no Brasil. “O March é a soma de um carro excelente, com um pós-venda inovador, gerando algo completamente único no segmento. É mais que um carro: é a base da nova Nissan no Brasil, que está oferecendo “Inovação japonesa para todos’”, afirma Castro.
Nissan do Brasil- Presente no Brasil há 10 anos, a Nissan mantém um parque fabril em São José dos Pinhais (PR), onde produz atualmente a picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina - Livina, Grand Livina e X-Gear. Conta ainda com uma rede de 113 concessionárias presentes nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A marca ainda oferece para o mercado brasileiro o Nissan Tiida, Tiida Sedan e o Nissan Sentra.
Perfil-A Nissan Motor Co., Ltd., segunda maior empresa automotiva japonesa por volume, está situada na cidade de Yokohama e compõe a Aliança Renault-Nissan. Em 2010, operando globalmente com mais de 150 mil colaboradores, forneceu ao mercado mundial mais de 4 milhões de veículos. Com o compromisso de desenvolver produtos inovadores e para todos, a Nissan oferece uma vasta gama de veículos movidos a combustíveis eficientes e de baixa emissão, sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira no conceito de mobilidade com zero emissão, a Nissan fez história ao lançar o Nissan LEAF, o primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido para o mercado de massa, vencedor de vários reconhecimentos internacionais, como o prestigiado prêmio Carro Europeu do Ano 2011.[www.nissan-global.com/EN].
.revistafator
Nissan March começa briga no Brasil oferecendo 'trio de benefícios'
23/09/2011 | 10h28min
A Nissan quer crescer no Brasil - e no mundo, chegando a 8% de participação no mercado automotivo até 2016. A constatação gera uma outra questão: quanto? A julgar pela postura dos executivos da marca durante o lançamento no compacto March, nos Estados Unidos, fica claro que a fabricante japonesa quer o tamanho suficiente para incomodar as atuais quatro grandes: Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford.Por mais megalomaníaco que possa parecer, o plano para chegar lá passa pela presença de um produto que a Nissan não tinha em seu portfólio: um carro de volume. Esse é o papel do March, o "popular japonês" fabricado no México que a marca escolheu para começar sua virada em nosso mercado. Em breve, o pequeno deverá ganhar a companhia do sedã Versa em sua luta. Mas essa é outra história. Por ora, o hatch constrói sua trajetória baseado em três características principais: espaço, economia e equipamentos de série.
A história é conhecida e já foi utilizada como slogan de uma concorrente, mas não seria exagero dizer que o March é "pequeno por fora, grande por dentro". O que mais impressiona no interior do compacto é o espaço que sobra para a cabeça. De acordo com os engenheiros da Nissan, o teto foi construído de forma a ser leve e fino. Deu certo.
O espaço é bom também para as pernas e ombros. Tanto os ocupantes da frente quanto os de trás - quatro, ao todo - se acomodam sem problemas, com um bom nível de conforto. O preço disso é pago na capacidade do porta-malas. São 265 litros, volume apenas razoável. Em todo caso, quem sempre precisa de espaço grande para as bagagens não voltará as atenções para um compacto.
Outro ponto negativo está no comprimento dos assentos dianteiros, que são um tanto curtos. Os bancos apoiam bem o corpo, mas essa característica torna o ato de dirigir mais cansativo, até que o motorista se ajeite no banco. Falando nisso, a alavanca que controla a inclinação do encosto exige algum malabarismo.
O segundo apelo do March são seus itens de série. Aqui, o destaque todo vai para um equipamento que ninguém quer usar: o airbag duplo, presente desde a versão mais barata. O computador de bordo, sem dúvida, é útil, porém os demais equipamentos (ar quente, conta giros e ajuste de altura do banco do motorista) deveriam vir de série em qualquer carro. Mesmo sem justificar o alarde da Nissan, tais itens fazem com que o March passe longe de adjetivos do naipe de "pelado" - mais pela negligência dos rivais do que por mérito seu. Ponto para o compacto.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
UOL Carros teve a oportunidade de dirigir o March num curto test-drive de cerca de 30 quilômetros, nos arredores de San Diego, na Califórnia. A versão avaliada estava equipada com motor 1.0 de 16 válvulas, já conhecido da gama "barata" da Renault no Brasil, de 74 cavalos de portência (etanol/gasolina).
O desempenho do carrinho, auxiliado pelo seu baixo peso (de 925 kg), é bom. O March não negou fogo quando provocado e, se obviamente não é emocionante como um Nissan GT-R (superesportivo exposto pela marca em seu centro de design com status de obra-prima), não decepciona em nenhum momento.
O câmbio de cinco marchas tem relações mais curtas nas primeiras velocidades, característica que ajuda na hora de acelerar. A alavanca tem engates fáceis. O March também se mostrou ágil em mudanças de direção; e a suspensão copia bem o asfalto, mas não é rude com os ocupantes. É um carro estável e eficiente em curvas.
Terminado o test-drive, o March mostrou a maior qualidade da trinca: a economia. Abastecido com gasolina e cumprindo trechos urbanos, subidas e passagens por rodovias, o computador de bordo apontava a marca de 14 km/litro. Isso mostra que a Nissan quer que o March invada as ruas brasileiras -- mas não os postos de gasolina.
Uol
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