Plantão | Publicada em 25/04/2011 às 08h06m
Bom Dia BrasilSÃO PAULO - Doze africanos foram presos quando seguiam para embarcar para a África levando cocaína no estômago. Cerca de 20 quilos da droga foram apreendidos. Os pacotes continham até 114 cápsulas. Segundo a polícia, o rompimento de uma delas já causaria morte por overdose.
Os africanos embarcariam para Angola, mas a polícia afirma que o entorpecente seria distribuído na Europa. Um deles, que tinha problemas no estômago, embarcaria com toalhas engomadas com cocaína.
Os investigadores chegaram primeiro ao chefe da quadrilha, um africano que estava hospedado em um hotel na Grande São Paulo. O grande número de visitas que ele recebia despertou a atenção de vizinhos.
Depois de investigar e prende o chefe do bando, a polícia descobriu quando os africanos, a maioria da Nigéria, embarcariam com a droga. Foi montado um bloqueio na estrada de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde vários deles foram presos. Outros foram detidos nas casas onde moravam ou estavam hospedados.
Alguns dos presos já moravam no Brasil. Outros vieram apenas para transportar a droga.
Roberto Alonso, chefe dos investigadores, disse que o Brasil é um corredor do tráfico internacional de drogas porque os países produtores não têm voo direto para a África.
- Eles precisam passar pelo Brasil - explica.
O tráfico de drogas com o uso de "mulas", como são conhecidas as pessoas que tentam embarcar com droga, tem crescido. O motivo é a mudança de estratégia dos traficantes. No lugar de mandar uma pessoa com 20 quilos de cocaína, enviam 20, dificultando o trabalho da polícia.
A polícia acredita que pelo menos mais 20 pessoas façam parte desta quadrilha, que começou a ser investigada há um mês.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário