[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Criança morre à espera de uma UTI infantil no litoral norte de SP

Caraguatatuba não tem UTI pediátrica.
Problema vem se repetindo na região.

Do G1 SP, com informações do VNews

Um bebê de apenas 9 meses morreu em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, depois de esperar durante horas por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em algum hospital da região. O caso não é isolado e vem se repetindo. "Só a gente que perdeu sabe qual é a dor", disse o pai da menina.

O bebê tinha alergia à lactose e precisou duas vezes ser internado em uma UTI para crianças. Na primeira vez, a criança foi atendida no Hospital Stella Maris, conhecido como Santa Casa de Caraguatatuba. Mas como em todo o litoral norte não há nem uma UTI pediátrica sequer, a menina precisou ser transferida para Jacareí, no Vale do Paraíba.

Há duas semanas, a criança teve uma crise respiratória. Foi novamente atendida no Stella Maris e ficou mais de seis horas aguardando vaga na UTI pediátrica do hospital de Taubaté, também no Vale do Paraíba. A criança não resistiu.

"Eles não tinham nem aparelho para medir pressão, menos ainda de batimentos cardíacos. Tentaram vaga em Taubaté, conseguiram quando já era meia noite e meia. Quando chegou a UTI móvel, a criança não resistiu e faleceu", relatou a mãe da criança.

Procurado pela reportagem, o secretário de Saúde de Caraguatatuba não deu um retorno. A informação é que ele passou o dia reunido com a direção do hospital Stella Maris para tratar, entre outras coisas, da falta de uma UTI pediátrica.

O Hospital Stella Maris respondeu que segue o padrão SUS, que é oferecer o primeiro atendimento e pedir ao estado uma vaga em uma UTI para transferir a criança. Os pais da menina acreditam que se o litoral norte tivesse uma UTI pediátrica a história poderia ter sido diferente.

"Poderíamos ter aliviado a dor ou mesmo ela ter sobrevivido. Pela aparelhagem que não tinha, pelo sofrimento que ela passou", afirmou a mãe.

Secretaria Estadual
Para a Secretaria Estadual de Saúde, não faltam leitos para os pacientes do litoral norte, que devem ser atendidos pelos hospitais da região de Taubaté. A pasta diz ainda que não há demanda suficiente para a construção de uma UTI neonatal no litoral norte e, por isso, os pacientes devem ser encaminhados para outras cidades do Vale do Paraíba.




Caraguatatuba - Saúde recebe seis novos carros

Para atender os trabalhos da secretaria de Saúde e as necessidades dos pacientes de Caraguá, seis novos carros, modelo Gol, foram entregues hoje (13) ao setor, que passa a contar com uma frota d 65 veículos.

O secretário de Saúde, Aloysio Millen, afirmou que os automóveis deverão atender todos os setores da secretaria e também auxiliar os pacientes que precisam viajar para outras cidades.


Página  Principal
tualizado em: 21h07min - 06/07/2010



Criança morre a espera de uma UTI infantil, em Caraguatatuba
Caso não é isolado no litoral norte, que não tem UTI pediátrica
Um problema que vem se repetindo no litoral norte é a morte de crianças que ficam na espera de uma vaga em uma UTI infantil. O caso não é isolado e a história da pequena Milena Pardinho, que morreu aos 9 meses após esperar durante horas por uma vaga, ilustra nossa reportagem.

"Só a gente que perdeu, sabe qual é a dor", diz o pai, Vanderlei Pardinho.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Milena tinha alergia a lactose e precisou duas vezes ser internada em uma unidade de terapia intensiva para crianças. Na primeira vez, foi atendida no hospital Stella Maris, conhecido como Santa Casa de Caraguatatuba. Mas como em todo litoral norte, não há uma UTI pediatraica sequer, a menina precisou ser transferida para Jacareí.

Há duas semanas, Milena teve uma crise respiratória. Foi novamente atendida no Stella Maris e ficou mais de 6 horas aguardando vaga na UTI pediátrica de Taubaté. A criança não resistiu.

"Eles não tinham nem aparelho para medir pressão, menos ainda de batimentos cardíacos. Tentaram vaga em Taubaté, conseguiram já era meia noite e meia. Quando chegou a UTI móvel, a criança não resistiu e faleceu", relata a mãe, Fernanda de Paula.

O secretário de saúde de Caraguatatuba não deu um retorno para nossa reportagem. A informação é que ele passou o dia reunido com a direção do hospital para tratar, entre outras coisas, da falta de uma UTI pediátrica.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda O Hospital Stella Maris respondeu que segue o padrão SUS, que é oferecer o primeiro atendimento e pedir ao estado uma vaga em uma UTI para transferir a criança.

Os pais de Milena acreditam que se o litoral norte tivesse uma UTI pediátrica, a história da menina poderia ter sido diferente.

"Poderíamos ter aliviado a dor ou mesmo ela ter sobrevivido. Pela aparelhagem que não tinha, pelo sofrimento que ela passou", diz a mãe.

Retorno da Secretaria Estadual
Para a Secretaria Estadual de Saúde, não faltam leitos para os pacientes do litoral norte, que devem ser atendidos pelos hospitais da região de Taubaté. Informou ainda que não há demanda suficiente para a construção de uma UTI neonatal no litoral norte e por isso os pacientes devem ser encaminhados para outras cidades do Vale do Paraíba.

Perfil do Candidato

Aloysio Millen de Mattos Junior
» Local de nascimento : SP - São Paulo
» Data de nascimento : 20/03/1970
» Sexo : Masculino

» Estado civil : Casado
» Grau de Instrução : Superior Completo
» Principal atividade : Médico

Eleição 2008 ver resultados da eleição
» Cargo disputado : Vereador - Município: SP - Caraguatatuba
» Situação : Suplente
» Partido : 22 - PR - Partido da República
» Partidos da coligação : PP / PR

1º TURNO Nº abs % do partido % da coligação % dos válidos Distribuição espacial:
Municípios Zonas
Votos Nominais 146 3,78% 2,81% 0,29%

Votos do Partido 3.864 100,00% 74,47% 7,54%

Votos da Coligação 5.189 - 100,00% 10,13%


Eleição 2004 ver resultados da eleição
» Cargo disputado : Vereador - Município: SP - Caraguatatuba
» Situação : Suplente
» Partido : 22 - PL - Partido Liberal
» Partidos da coligação : PL / PFL / PHS

1º TURNO Nº abs % do partido % da coligação % dos válidos Distribuição espacial:
Municípios Zonas
Votos Nominais 252 4,34% 2,79% 0,54%

Votos do Partido 5.807 100,00% 64,26% 12,35%

Votos da Coligação 9.037 - 100,00% 19,22%


Eleição 2000 ver resultados da eleição
» Cargo disputado : Vereador - Município: SP - Caraguatatuba
» Situação : Suplente
» Partido : 22 - PL - Partido Liberal
» Partidos da coligação : PSL / PL

1º TURNO Nº abs % do partido % da coligação % dos válidos Distribuição espacial:
Municípios Zonas
Votos Nominais 198 4,76% 4,26% 0,50%

Votos do Partido 4.157 100,00% 89,51% 10,47%

Votos da Coligação 4.644 - 100,00% 11,70%




Fundação SEADE — Copyright ©2007
Av. Cásper Líbero, 464 — CEP 01033-000 — São Paulo/SP — PABX (11) 3324-7200 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3324-7200 end_of_the_skype_highlighting
Atendimento ao Usuário (11) 3313-5777 — atendimento@seade.gov.br


DR. ALOYSIO MILLEN DE MATTOS JR.


Endereço:
-
ver mapa

CARAGUATATUBA / SP


Informações:

Telefone: (12) 422-1036 (acho que deve ser antigo, pois os numeros da região tem mais algarismos, ou pelo menos mais um)

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters