SÃO PAULO - Uma quadrilha que assaltou uma agência do banco Itaúem Pirituba, na Zona Norte de São Paulo, roubou uma van escolar durante a fuga no início da noite desta segunda-feira. A van levava duas crianças, entre elas um bebê, que iam da creche para casa.
Na perseguição, quatro policiais ficaram feridos, sendo dois civis e dois militares. A polícia apreendeu com os bandidos pistolas, metralhadoras e munição. Três ladrõesforam presos.
O motorista da van escolar foi expulso pelos bandidos do veículo, que continuaram a fugir mesmo com as crianças no veículo. As crianças não ficaram feridas, mas a van ficou com duas marcas de perfuração a bala no vidro traseiro. Segundo a polícia, os tiros foram disparados de dentro para fora do veículo.
Os bandidos levaram R$ 300 mil do banco e usaram dois veículos para escapar da polícia. Além da van escolar, roubaram também uma Kombi dos Correios.
Segundo a polícia, oito bandidos participaram da ação. Investigadores monitoravam a ação da quadrilha e já sabiam que ela planejava um assalto, mas não sabiam onde e quando ele seria feito. A quadrilha estava numa casa ao lado do banco e usou uma escada para entrar na agência pelos fundos. Segundo a polícia, os assaltantes sabiam que no horário do crime, por volta das 17h30m o cofre do banco estaria sendo aberto. Os bandidos saíram da agência pela porta da frente, em quatro carros roubados e, na fuga, roubaram outros três. A perseguição e o tiroteiro aconteram em vias importantes da cidade, como a Marginal Tietê, e também na Rodovia Fernão Dias.
Seis veículos que foram usados pela quadrilha na fuga foram apreendidos. Um deles foi localizado na Zona Oeste, longe da agência bancária. O dinheiro roubado do banco não foi recuperado.
Os dois policiais militares feridos já receberam atendimento e estão em casa. Um dos policiais civis foi baleado na perna e outro levou um tiro no abdômen.