Exame foi remarcado para o próximo domingo (23).
Terão de refazer avaliação 42.985 candidatos de SP e Rio.
A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou os locais da nova prova do concurso para os candidatos prejudicados pelos tumultos que impediram que mais de 4 mil pessoas realizassem o exame no dia 9 de maio em São Paulo e no Rio. Por conta da confusão, as provas foram remarcadas para este domingo (23).
Veja aqui os locais de prova
Terão de refazer as provas os inscritos ao cargo de técnico bancário nos macropolos "RJ/capital" e "RJ/SP tecnologia da informação", um total de 42.985 inscritos.
Para os demais candidatos, as provas aplicadas no dia 9 de maio serão corrigidas normalmente, disse o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb), organizador da seleção.
As provas para os inscritos ao cargo de técnico bancário para nível nacional aconteceram no último domingo (16) e, segundo o Cespe, não foram registradas confusões.
Investigação
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro abriu uma investigação para apurar o caso. O ministério pediu informações ao Cespe sobre o ocorrido e aguarda uma resposta para dar andamento ao procedimento.
Locais de tumulto
A reaplicação das provas acontecerá justamente para os candidatos dos locais onde aconteceram os tumultos no dia 9, a Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo, o Centro Universitário Fieo, em Osasco (SP), e todas as escolas da cidade do Rio de Janeiro – nesse caso, a confusão aconteceu, principalmente, na Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Nesses lugares, candidatos com os comprovantes em mãos foram impedidos de realizar as provas porque, de acordo com o organizador, estavam na escola errada.
Como o problema aconteceu com muitos inscritos, o Cespe suspendeu a prova para essas duas faculdades e aqueles que estavam com o nome na lista e já haviam entrado para a sala do exame também não fizeram a avaliação.
Divulgação
O Cespe afirma os candidatos que deveriam ter feito prova em outros locais compareceram equivocadamente a essas duas faculdades.
O centro disse, ainda, que a convocação dos candidatos para a realização das provas foi divulgada, entre outras formas, por meio de edital, onde havia, por polo de opção, o horário e todos os locais de aplicação.
Denúncia
O Cespe disse, ainda, que fará denúncia à Polícia Federal para a apuração da responsabilidade dos fatos ocorridos no domingo. Para isso, o centro disse que oferecerá informações como fotografias, vídeos e testemunhas oculares para a apuração da polícia.