Autor português ganhador do Nobel lança 'O Caderno de Saramago', no site da fundação que leva seu nome
Da Redação, com agências internacionais
Aos 85 anos, Saramago, conta "disseram-me que reservaram para mim um espaço no blog e que devo escrever para ele, o que for, comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice". Assim ele resolveu aceitar a proposta feita por sua mulher Pilar, que comanda a fundação, e outros. Segundo a fundação, o escritor deverá "comportar-se como mais um dos blogueiros que povoam o ciberespaço, mas com uma característica especial a de que se soma agora ao universo de blogueiros um homem maduro, escritor e Prêmio Nobel de Literatura".
Em seu primeiro post, Saramago publica uma carta de amor à sua cidade, Lisboa, escrita há muito tempo. "Mexendo nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade, encontrei um artigo sobre Lisboa escrito há uns quantos anos, e, não me envergonho de confessá-lo, emocionei-me", conta o escritor. "Talvez porque não se trate realmente de um artigo, mas de uma carta de amor, de amor a Lisboa. Decidi então partilhá-la com os meus leitores". O título do post é Palavras para uma cidade.
No blog da fundação há ainda um post de Pilar, contando sobre a pneumonia que quase matou Saramago recentemente e em meio à qual ele escreveu seu último livro, A Viagem do Elefante. O livro chegará em breve às livrarias de língua portuguesa, espanhola e catalã, mas um trecho já pode ser lido na página web de sua fundação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário