Portal Imprensa
Flávio Costa/Redação Portal Imprensa
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Instituto Humanitare promovem curso de capacitação para 50 jornalistas brasileiros sobre Proteção Internacional de Refugiados. Dividida em três módulos, a oficina será realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Manaus, na próxima segunda-feira (23).
"Estudos da ONU demonstram que haverá um aumento no número de refugiados nos próximos anos em todo o mundo. Ao mesmo tempo notamos que os jornalistas brasileiros pecam por imprecisão quando produzem matérias sobre o assunto e confundem os significados de termos como apátrida e refugiados. Matérias imprecisas podem estimular preconceitos e desinformam a população sobre assuntos tão importantes", disse em entrevista ao Portal imprensa, a coordenadora de comunicação do Instituto Humanitare, Mariana Fernandez.
De acordo com comunicado divulgado pelo Instituto, a oficina reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros, com a participação de dois refugiados (da Colômbia e da Sérvia) que vivem no Brasil. Serão esclarecidos aspectos técnicos sobre refúgio, apatridia, deslocamento interno, além de especificidades da cobertura jornalística sobre este tema.
A seleção priorizou jornalistas que ocupam cargos de chefia, a exemplo de editores. A intenção é a de que eles possam agir com multiplicadores nas redações brasileiras.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário