06/05/2010 10h45 - Atualizado em 06/05/2010 14h01
Segundo assessor do cantor, ela morreu dormindo na noite de quarta (4).
Ela completara 100 anos de idade em janeiro.
Morreu enquanto dormia, na noite da última quarta-feira (4), Maria Amélia Buarque de Hollanda, de 100 anos, mãe de Chico Buarque. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor, que não confirmou, no entanto, o local nem a causa da morte.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, Chico não vai se pronunciar sobre o assunto por enquanto. Ainda não há informação sobre o velório e o enterro.
13 netos, 7 filhos e 12 bisnetos
Mulher de Sérgio Buarque de Hollanda, intelectual de renome e um dos fundadores do PT. Memélia deixa os filhos Miúcha, Sérgio, Álvaro, Chico, Maria do Carmo, Ana e Cristina. O apelido veio por causa da neta Bebel Gilberto, filha dos cantores João Gilberto e Miúcha.
Ao todo, ela deixa 13 netos, 7 filhos, 12 bisnetos, inclusive a caçula Leila, filha da neta Helena com o cantor Carlinhos Brown.
'Imensa tristeza', diz Oscar Niemeyer
Internado desde o último dia 25, o amigo da família e artquiteto Oscar Niemeyer, comentou a morte da amiga. "Acompanho com imensa tristeza a dor do meu amigo Chico Buarque e família", disse ele.
Em janeiro, Niemeyer foi um dos amigos que foram prestigiar Memélia em sua festa de 100 anos, na casa de Chico, no Leblon. Além da família, estiveram presentes ainda outros amigos como o presidente Lula.
Jogo de futebol cancelado
O jogo de futebol que acontece no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, tradicionalmente às segundas, quintas e sábados, com o time organizado pelo cantor Chico Buarque foi cancelado nesta quinta-feira (6) em respeito à morte de Maria Amélia.