colaboração para a Folha
A Defesa Civil decretou estado de atenção na cidade de São Paulo devido à baixa umidade relativa do ar, que ficou entre 20% e 30% nesta sexta-feira.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, às 14h a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no mirante de Santana (zona norte), registrava índice de 23% de umidade relativa do ar. No mesmo horário, o aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) registrava 27%, e o Campo de Marte (zona norte), 23,8%.
Ainda segundo o CGE, a temperatura chegou a 31ºC em alguns bairros durante a tarde de hoje. Depois das 16h, os índices de umidade normalizaram.
Com as altas temperaturas e a umidade baixa, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre, exposição ao sol entre 10h e 17h e não praticar exercícios entre 11h e 15h. O órgão também aconselha a ingestão de bastante líquido para não haver problemas de desidratação.
De acordo com o órgão, nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às más condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
Previsão
A aproximação de uma frente fria muda o tempo na cidade de São Paulo nesse fim de semana, segundo o CGE. Há previsão de chuva na madrugada de domingo. De acordo com o órgão da prefeitura, a máxima deve ficar em 20ºC, com sensação térmica baixa, em função da mudança na direção dos ventos.