Em casa
Publicada em 28/08/2009 às 11h32m
O GloboRIO - Por causa da gripe suína, o governador Sérgio Cabral estendeu até 11 de setembro a licença para servidoras grávidas do estado. Mesmo observando a redução de casos em gestantes, a Secretaria estadual de Saúde considerou necessário o cuidado preventivo. Para obter a licença, as grávidas devem apresentar um requerimento ao órgão a que faz parte.
Uma grávida morreu a cada dois dias no Brasil, vítima do vírus influenza A H1N1,A cada 10 mulheres que contraíram a doença no país, 3 estavam grávidas. Entre as grávidas que tiveram a infecção pelo vírus H1N1 comprovada em laboratório, 12% morreram.
De acordo com o médico Juvêncio Furtado, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, ainda não há estudos científicos que comprovem claramente como o vírus A H1N1 age no organismo das gestantes.
- Mas já sabemos que grávida tem uma resposta imunológica diferente. Por causa da gravidez, o sistema imunológico apresenta uma resposta diferente, menor. Também percebemos que a maior parte dos casos graves em gestantes é em final de gestação. Quando o volume abdominal comprime a expansão do pulmão, levando ao acúmulo de secreção e, consequentemente, a complicações - explica o médico.
A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira mais cinco mortes provocadas pela gripe suína. No total, 55 pessoas morreram por causa da doença no estado.
Fale com o Ministério
Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões. Sphere: Related Content