Ricardo Feltrin
Colunista do UOL
O pianista e maestro João Carlos Martins, 68, terá de operar a mão pela oitava vez. O objetivo dos médicos do hospital Sírio Libanês, no próximo dia 23 de dezembro, será tentar alongar o tendão da mão direita, para permitir algum movimento.Colunista do UOL
-
O pianista João Carlos Martins
Nos anos 70, Martins foi obrigado a encerrar uma até então brilhante carreira de pianista especializado em Bach (1685-1750). Tornou-se maestro na última década, à frente das orquestras Bachiana e Bachianinha.
Não pode segurar a batuta, portanto rege com os dedos torcidos. Também não pode virar as páginas das partituras, por isso tem de memorizar todas as obras - muitas com até três horas de duração. Esse é um argumento que impede que ele seja chamado para regência permanente em sinfônicas públicas, por exemplo. O repertório de uma sinfônica é vasto e extenuante demais para a memorização.
Martins criou a fundação Bachiana, que luta pela preservação da Amazônia, leva e ensina música à periferia e mantém parcerias com outras entidades sociais, como a Fundação Casa, entre outras.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário