Publicada em 18/09/2010 às 16h43m
Sérgio Roxo - Enviado especialCAMPINAS - Em um discurso repleto de críticas à imprensa e ao PSDB, durante comício em Campinas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado, sem citar o nome do veículo, que a revista "Veja" "destila ódio e mentira" contra o seu governo. A publicação trouxe na edição deste final de semana novas denúncias envolvendo a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra , braço-direito e sucessora da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff.
- Estive vendo algumas revistas que vão sair neste final de semana, sobretudo uma que não lembro o nome dela, parece "Olha". Nordestino falaria "Oia". Ela destila ódio e mentira - disse Lula.
De forma genérica e sem citar nomes, o presidente também atacou outros veículos de comunicação.
" Nós não vamos derrotar apenas os nosso adversários tucanos, nós vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem um partido político "
- Tem dia que determinados setores da imprensa brasileira chegam a ser uma vergonha. Se o dono do jornal ler o seu jornal ou o dono da revista ler a sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste momento.
No comício, Lula enumerou feitos de sua gestão para explicar por que, na sua avaliação, a imprensa faz críticas ao governo.
- A democracia que eles não suportam é ver que a economia vai crescer mais de 7% neste ano - afirmou.
Nas palavras do presidente, o povo mais pobre não precisa "mais de formador de opinião".
- Nós somos a opinião pública.
O presidente acrescentou que a vitória de Dilma Rousseff na eleição significará também a derrota da imprensa.
- Nós não vamos derrotar apenas os nosso adversários tucanos, nós vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem um partido político e não têm coragem de dizer que são um partido político, que têm candidato e não têem coragem de dizer que têm candidato, que não são demorcratas e pensam que são democratas.
Sobre os adversários tucanos, Lula disse que têm "bico grande para falar e pequeno para fazer". Em tom de brincadeira, disse ainda que os "tucanos comem os próprios filhotes".
- Eles têm uma cor bonita porque ninguém tem um bico tão grande para nada. Então, tem que ser um pessoal falador, prometedor, pessoal que está prometendo até aumentar o salário mínimo - afirmou, em referência ao fato de o candidato do PSDB José Serra vir prometendo em sua campanha elevar o mínimo para R$ 600.
Dilma também discursou, mas não fez qualquer menção às novas denúncias contra Erenice Guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário