Reprodução |
Gestores dizem que só compartilham. Polícia vê lucro |
SÃO PAULO - A polícia de São Paulo prendeu, na noite de quarta-feira, um casal de estudantes acusado de administrar o site de downloads Brasil-Séries.
De acordo com a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) o site recebe 800 mil usuários únicos por mês e é especializado em oferecer links para downloads de séries populares como House, Friends e Big Bang Theory. A associação descobriu a existência do serviço ao acompanhar comunidades sobre séries no Orkut e denunciou o caso à polícia.
Ao rastrear as conexões que atualizavam o site, a polícia chegou até uma casa no município de São José dos Campos, onde foram detidos um estudante peruano identificado como Cesar e uma jovem de 24 anos, também estudante. Na residência do casal foram apreendidos mídias de DVDs e computadores.
Segundo a polícia, o casal será denunciado à Justiça por crime que quebra de direito autoral com o objetivo de lucro.
O argumento é baseado no fato do site aceitar doações, exibir banners publicitários e vender contas premium de serviços de compartilhamento de arquivos que oferecem melhor velocidade de download para baixar arquivos grandes.
A polícia informou ainda que o fato do site possuir colaboradores além do casal, como designers e programadores, fará todos os envolvidos serem denunciados por formação de quadrilha.
Como o casal não tem antecedentes criminais e possui residência fixa é provável que sejam soltos nas próximas horas.
No site Brasil Séries há várias mensagens de apoio ao compartilhamento de arquivos e frases como “Original é roubo. Compartilhar não é crime”.
A APCM comemorou a prisão do casal e afirmou que o considera “pirataria” é um mal que favorece o crime, a sonegação de impostos e prejudica a geração de empregos formais.
( Tanto bandido de verdade a solta, o unico crime levado a serio, no Brasil, é o que envolve dinheiro, impostos ...)
- Acompanho o site a muito tempo. Isso é uma perca muito grande para os fans de serie. Nunca colaborei por falta de tempo, mais se pudesse? ajudava sim, Quem sabe um dia. ABAIXO A APCM!!!!!
enviado por: Fredson C. Carvalho em 16/07/2010 - 02:16 - Isso é ridiculo, até onde eu sei, o brazil séries não vendia cds ou dvds e não cobrava para revelar aonde estavam os links dos downloads. além disso, não tinham arquivos no próprio servidor. Basta você digitar "Friends" no google e vai ver centenas de links para download em sites e blogs. porque não prendem os donos do google ? divulgar a existencia de links passou a ser crime ?
enviado por: edcarlos carvalho em 16/07/2010 - 01:32 - Isso é ridiculo, até onde eu sei, o brazil séries não vendia cds ou dvds e não cobrava para revelar aonde estavam os links dos downloads. além disso, não tinham arquivos no próprio servidor. Basta você digitar "Friends" no google e vai ver centenas de links para download em sites e blogs. porque não prendem os donos do google ? divulgar a existencia de links passou a ser crime ?
enviado por: edcarlos carvalho em 16/07/2010 - 01:31