Campanha contra a nova gripe continua até sexta-feira
13 milhões de pessoas já foram imunizadas.
A campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) acaba nesta sexta-feira (21) em todo o estado de São Paulo. Treze milhões de pessoas já estão imunizadas, mas ainda faltam três milhões para a meta ser atingida.
Nos postos de saúde da capital e de Santos, na Baixada Santista, os idosos com idade acima de 60 anos que vão se vacinar contra a gripe comum estão recebendo a vacina trivalente (três em um), que protege contra os dois tipos de vírus da gripe comum e contra o vírus H1N1.
Entretanto, há muitas dúvidas entre os idosos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os idosos com doença crônica que já tomaram a vacina contra o vírus da nova gripe podem receber a nova dose mais uma vez.
“O fato de tomar duas doses da vacina contra o vírus A não acarreta maior chance de ter eventos adversos”, alerta a diretora de Imunização do estado de São Paulo, Helena Sato.
A vacina trivalente está sendo aplicada na capital e na Baixada Santista porque o Instituto Butantan comprou 2 milhões de doses desta vacina. No restante do estado, os idosos estão recebendo apenas a vacina da gripe comum e quem tem doença crônica toma duas injeções.