Clarissa Oliveira, Julia Duailibi
A estratégia será estampada nas próximas inserções estaduais a que o PT tem direito no rádio e na televisão. Marta e Mercadante vão dividir com Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, os vídeos que vão ao ar nos dias 12,15,17 e 19 deste mês.
A chapa foi chancelada durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Montevidéu, no início desta semana, para a posse do novo presidente uruguaio José Mujica. A convite de Lula, Mercadante foi o único parlamentar a integrar a comitiva. O objetivo era arrematar o trabalho de convencimento para que ele aceite abrir mão de disputar mais um mandato no Senado. Dias antes, a ideia de levar de imediato a nova chapa para a televisão havia passado pelo crivo da Direção Nacional do PT e do marqueteiro João Santana.
Desde que retornou da viagem ao Uruguai, Mercadante evitou exposição, depois de ter sido submetido a uma cirurgia na próstata. Marta, por sua vez, mantém o discurso de que aceita a tarefa que lhe for designada. "Estou à disposição para ocupar a posição que o partido achar mais conveniente", afirmou a ex-prefeita, dizendo não enxergar possibilidade de disputa na formação da chapa. "As coisas estão acontecendo com muita tranquilidade."
"Foi uma decisão do PT de São Paulo colocar o presidente Lula e a ministra Dilma ao lado de nossos principais nomes no Estado, Marta e Mercadante", emendou o presidente estadual do PT, Edinho Silva, que desviou do viés eleitoral do programa, alegando que o plano é mostrar avanços do governo Lula.
ESPERA
Ciro ainda não deu uma resposta definitiva ao convite que recebeu de Lula para abandonar a corrida presidencial e se lançar candidato em São Paulo. Ainda assim, o comando petista acredita que já não pode mais adiar os preparativos para a corrida estadual. Avalia, por exemplo, que a definição da chapa ajudará a manter a base do governo Lula unida em São Paulo. Diante da demora de Ciro, siglas como o PDT já ameaçam se retirar do bloco.
Caso Ciro surpreenda e anuncie que tem interesse no Palácio dos Bandeirantes, líderes petistas avaliam que o esforço para promover Mercadante e Marta não será perdido. Afinal, os dois poderão aproveitar a exposição em suas campanhas para outros cargos. Nesse caso, Mercadante tem a reeleição como destino certo. Já Marta deve tentar ficar com a segunda vaga ao Senado ou embarcará em uma candidatura a deputada.
s Sphere: Related Content