SÃO PAULO - A Polícia Civil do Amapá apreendeu cerca de 450 quilos de uraninita, um material radioativo com o maior teor de urânio encontrado no planeta, utilizado na fabricação de armas nucleares e como fonte de energia nuclear. A uraninita estava escondida num local de difícil acesso na cidade de Serra do Navio, município a 200 quilômetros de Macapá.
O delegado Fábio Araújo disse que recebeu uma denúncia anônima que levou a polícia até a pessoa que estava guardando o material, numa mata próxima do Rio Amapari. Ele foi detido, mas depois liberado por falta de provas.
" Se a pessoa manusear novamente a uraninita, a carga de radioatividade vai se somando, o que é muito perigoso "
- Em janeiro, tivemos informações mais precisas de quem guardava o material - disse o delegado.
A exploração irregular do minério estava sendo investigada há quatro meses. Agora, ele investiga outros integrantes do bando, de onde foi extraído o material, qual seria o destino e quem o compraria. O delegado acredita que possa existir uma quadrilha especializada no contrabando desse material.
Esta é a segunda vez que a uraninita é apreendida no Amapá. Em 2004, a Polícia Federal já tinha encontrado quantidade desse material em Pedra Branca do Amapari.
O geólogo Antonio Feijão explica que quem armazena e manuseia esse tipo de material recebe uma carga de radioatividade.
- Se a pessoa manusear novamente, a carga de radioatividade vai se somando, o que é muito perigoso - diz ele.
O material apreendido foi encaminhado para a perícia. Depois, será levado para a Polícia Federal.
Sulamérica Trânsito
Sphere: Related Content