GERAL | MOISÉS DEL BUONO |
Serra Negra, 28 de agosto - Serra Negra confirmou o primeiro caso de Influenza H1N1, nesta semana. A paciente é mulher e está grávida, mas já foi curada da Gripe. O caso surgiu há 13 dias e o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo enviou a análise na terça-feira, 25.
“O diagnóstico é demorado. Esse é um atenuante dessa Gripe. Conseguimos fazer o diagnóstico clínico a principio, e depois o diagnóstico laboratorial, que saiu ontem. Conseguimos isolar essa pessoa para que não fosse uma infectante. O companheiro dela teve os sintomas, foi medicado e está super bem.
Ele não teve a Gripe confirmada”, explicou Dr.Rodrigo Magaldi, médico da equipe criada pela Secretaria de Saúde para monitorar a Influenza H1N1.
Dr.Magaldi salientou que, mesmo com a demora da confirmação, os procedimentos precisam ser imediatos. No caso confirmado, por se tratar de uma gestante, os cuidados tomados foram maiores devido a estar no grupo de risco de óbito.
Sobre o Ambulatório da Vila Dirce, designado para o atendimento de possíveis casos, Dr.Rodrigo Magaldi salientou que o local está sendo usado, mas em trabalhos específicos. “Ficou a ideia de que o Ambulatório da Vila Dirce ficaria aberto 24 horas para atendimento de pessoas. O objetivo dele é evitar que o paciente possivelmente infectado esteja em contato com outras pessoas que estão esperando atendimento nos Postos de Saúde, onde há um grande movimento”, explicou.
O monitoramento de casos é feito quase que diariamente. A equipe multidisciplinar conta com a Vigilância Epidemiológica, coordenadora, médicos e motorista à disposição para levar coleta de imediato ao Instituto Adolfo Lutz e também para a busca do remédio que só pode ser feita no DRS – Diretoria Regional de Saúde VII, em Campinas.
“Antes, havia um monitoramento de pessoas que vieram de fora do País. Isso já não existe mais. Não temos como encontrar o fator zero do início da doença”, ressaltou Dr. Rodrigo. Em Serra Negra, até o momento, seis pacientes foram tratados com o medicamento Tamiflu. Desses, um está internado em Amparo e seu exame ainda não retornou da Capital paulista.
Fale com o Ministério
Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões. Sphere: Related Content