Publicada em 14/09/2008 às 12h12m
O Globo OnlineWASHINGTON - O GLOBO foi o único site de notícias latino-americano entre os três finalistas no Prêmio Anual da Online News Association (ONA), categoria Excelência em Jornalismo Online em língua não inglesa, para veículos de grande porte (audiência mensal de mais de um milhão de visitantes). O vencedor, anunciado na cerimônia de premiação realizada em Washington no sábado, foi o espanhol Elpais.com. Criado há apenas oito meses por uma equipe de profissionais egressa do Elmundo.es, o Soitu.es venceu na categoria para sites de audiência de até um milhão de visitantes. Pela primeira vez a associação aceitou a participação de sites em língua que não seja o inglês. Também disputava na categoria do GLOBO o Einestages, da revista alemã Der Spiegel.
A CNN.com ficou com o principal prêmio da ONA, na categoria Excelência em Jornalismo Online, em que disputavam ainda os tradicionais New York Times, a Reuters e as duas surpresas deste ano: o Huffingtonpost.com e o Politico.com. O NYT.com foi o vencedor na categoria últimas notícias (breaking news), com a cobertura do caso da renúncia do ex-governador de NY, Eliot Spitzer, acusado de ligações com uma rede de prostituição.
Os quesitos avaliados pelos jurados foram qualidade e excelência na produção de conteúdo jornalístico digital, agilidade, inovação em infografia, em multimídia e no uso de tecnologia; e ainda o grau de interatividade e o uso de conteúdo produzido por seus leitores. Participaram da fase classificatória na mesma categoria do GLOBO 17 sites, entre eles os da BBC e Reuters.
A premiação anual da ONA, uma das mais importantes do jornalismo on-line, acontece em 23 categorias e recebeu este ano mais de 800 inscrições de sites de notícias. A cerimônia também encerrou a conferência anual de dois dias, que contou com a participação de cerca de 500 delegados e jornalistas on-line de todo o mundo. Entre os principais temas discutidos nos painéis da conferência estavam a ética no jornalismo 2.0, novas aplicações de vídeo em websites e próximas tendências no uso de tecnologia para o jornalismo on-line.
A participação do GLOBO na premiação vai estimular o reconhecimento da qualidade do jornalismo on-line na América do Sul e consequentemente seu crescimento, acredita a gerente de plataformas digitais da Infoglobo, Raquel Almeida.
- Muitos sites latino-americanos e brasileiros já têm qualidade jornalística e em multimídia igual ou superior a de americanos e europeus. Só precisamos mostrar isso para os gringos - alertou Raquel.
Criado em 1996, o site do GLOBO tem cerca de 5 milhões de visitantes únicos mensais e destacou em sua participação no prêmio a forte interatividade com seus leitores, a produção de especiais multimídias, a distribuição de conteúdo em gadgets para redes sociais e seu conteúdo para celular. A Online News Association completará 10 anos de criação em 2009 e a próxima conferência será em São Francisco Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário