( NOSSA! QUE NOVIDADE !!!!!)
Hélio Costa disse que consumidores podem recorrer à Anatel e à empresa.
Segundo ele, esse tipo de problema já ocorreu em outras partes do mundo.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta sexta-feira (4) que o sistema da Telefônica é vulnerável e, por isso, houve o apagão na transmissão de dados e da Internet banda larga na Grande São Paulo na quinta-feira (3). Porém, ele disse que esse tipo de problema já ocorreu em outras partes do mundo.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Telefônica afirmou que o presidente da empresa, Antonio Carlos Valente, deve comentar as declarações do ministro Hélio Costa em entrevista na tarde desta sexta-feira.
O ministro deu uma entrevista sobre a pane de ontem no sistema da empresa durante cerimônia no Palácio do Planalto do lançamento de um programa de venda de notebooks de R$ 1 mil para professores. “O sistema lamentavelmente é vulnerável. Isso já aconteceu em outros países. Não é a primeira vez que ocorre no mundo. Já aconteceu nos Estados Unidos e na Europa. E, infelizmente, a rede B também falhou em São Paulo”, comentou.
Segundo ele, a Agência Nacional e Telecomunicações (Anatel) monitorou o problema durante todo dia de ontem e está estudando as medidas cabíveis. “Nós temos, conforme foi anunciado pelo presidente da Anatel [Ronaldo Sardenberg], grupos de técnicos da Agência que acompanharam durante todo o dia de ontem e até no começo do problema na noite de quarta-feira, todo o procedimento que está sendo cumprido pela companhia, a informação que eu tive hoje do presidente da telefônica de São Paulo, é de que o problema está superado e que certamente agora serão tomadas todas as precauções para que não volte a acontecer. De toda forma, nós fomos informados que alguns outros centros como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, estão fora de qualquer procedimento desta situação porque tem um segundo plano B, uma linha que pode atender a emergências desta natureza”, explicou Costa.
Ele disse que não pode afirmar quais punições a empresa pode sofrer, porque não se sabe ainda o que causou a pane. “Nós não podemos afirmar absolutamente nada porque não se tem nenhuma notícia do que causou a pane, nós estamos aguardando o pronunciamento dos técnicos, que deve ocorrer nas próximas horas e ainda não se identificou qual foi a razão [do problema]”, afirmou.
Ele orientou os consumidores a encaminharem as reclamações para a Anatel e para a própria Telefônica, que, segundo Costa, já afirmou estar ciente dos transtornos que causou.
“Através da própria agência é possível que os consumidores possam ter uma orientação. E também podem fazê-lo diretamente junto à empresa porque conversando com o presidente da empresa hoje de manhã, o Antonio Carlos Valente, ele me disse que certamente a Telefônica reconhece a deficiência do sistema durante quase 24 horas e que está pronto para receber todas as reclamações que possam ocorrer neste sentido”, contou Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário