- 11 de outubro de 2011 |
- 23h32 |
Por Bruno Ribeiro, Felipe Frazão, Marcelo Godoy e Rodrigo Brancatelli
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vai pedir para a Prefeitura detalhar quais imóveis às margens do Rio Tietê foram construídos sobre antigos lixões e vai investigar a presença de gás metano no subsolo desses locais. Conforme pedido feito ontem pelo Ministério Público, entre os lugares que serão averiguados estão o Hotel Novotel, ao lado do Shopping Center Norte, o prédio do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) e a Rodoviária do Tietê, por onde passam cerca de 90 mil pessoas por dia.
No caso do Novotel, os responsáveis pela investigação serão os próprios donos do empreendimento. Já em relação às outras áreas, a Prefeitura precisará fazer um estudo prévio – a partir desse documento, a Cetesb vai analisar a presença de metano no solo.
Outros locais importantes da zona norte também poderão ser investigados pela companhia ambiental, se a Prefeitura informar que eles foram, de fato, erguidos em cima de lixões. O Estádio do Canindé, o Parque do Trote, o Expo Center Norte e o Shopping D também podem ter algum tipo de contaminação, segundo levantamento feito pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, com base em fotos de 1950 e de 1978.
No passado, todas essas áreas eram afetadas pelo traçado sinuoso do Rio Tietê. O trecho com mais curvas ficava justamente entre a Vila Maria e a Freguesia do Ó – mais de 3 milhões de m² inundados pelo Tietê foram aterrados nesses seis quilômetros. Com a retificação do leito e a transformação dele em uma reta, formaram-se grandes buracos alagados, como lagoas. No fim dos anos 1960, essas cavas viraram buracos onde moradores e empresas depositavam restos de comida, entulho e todo tipo de lixo industrial.
A assessoria de imprensa do Novotel afirmou que já foi intimada a investigar a presença de metano e que cumprirá o prazo dado pela Cetesb e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O diretor do Deic, delegado Nelson Silveira Guimarães, afirmou que a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) já fez prospecções no terreno recentemente e não encontrou gás no subsolo. “Perfuraram bem fundo e nada foi achado.”
A Socicam, empresa que administra o Terminal Rodoviário do Tietê, disse em nota apenas que “não foi procurada pela Cetesb para realizar a análise no solo”. A reportagem havia questionado se a empresa tem algum registro anterior de suspeita de contaminação na área da rodoviária, mas a Socicam não respondeu. A empresa não disse se a investigação vai alterar a operação.
Terminal Rodoviário Tietê
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Terminal Rodoviário Tietê Governador Carvalho Pinto |
|
---|---|
|
|
Uso atual | Estação Rodoviária Estação de metropolitano |
Localização | Avenida Cruzeiro do Sul, 1800, Santana - São Paulo, SP |
Coordenadas | Terminal Tietê |
Linhas | Metroviárias 1-Azul Rodoviárias -Nacionais Estado de São Paulo Região Sudeste Região Nordeste Parte da região Norte, Centro-Oeste e Sul (com exceção do Paraná) -Internacionais Argentina Chile Paraguai Uruguai. |
Administração | Socicam |
Inauguração | 9 de maio de 1982 (29 anos) |
Movimento em 2007 | 66 000/dia |
Serviços |
[editar] Características
Compreendendo uma área de 120 000 metros quadrados, sendo 54 480 metros quadrados de área construída, esse terminal funciona durante 24 horas por dia e atende a 21 estados brasileiros. São 65 empresas rodoviárias, 135 bilheterias e 304 linhas de ônibus, que atendem a 1 010 cidades. Para atender a essa demanda, existem setenta plataformas de embarque e dezenove de desembarque. Em dias de maior movimento, de acordo com a necessidade, essas plataformas tornam-se reversíveis. Os ônibus também contam com um estacionamento de espera, que tem capacidade para setenta veículos. Em 2007, o terminal registrou o movimento diário de 66 000 pessoas.[2]Referências
[editar] Ligações externas
- SOCICAM (empresa administradora do Terminal) (em português)
- Site Rodoviária Tietê (Site do Terminal Rodoviário Tietê) (em português)
Exibir mapa ampliado
Nenhum comentário:
Postar um comentário