[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

#corrupção PRE/GO: prefeito de Itapuranga vai responder por corrupção eleitoral





28/9/2011
Político Daves Soares (PT do B) “comprou” o adversário para evitar concorrência nas eleições de 2008
O Tribunal Regional Eleitoral em Goiás recebeu a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral contra o prefeito de Itapuranga (GO), Daves Soares (PT do B), por crime de corrupção eleitoral. Isso significa que o político irá responder criminalmente pelos seus atos na segunda instância da Justiça Eleitoral em Goiás. Com isso, é aberta a instrução do processo com as testemunhas apresentadas pelo MPE e pelas defesas. Depois de todo o rito processual, o Tribunal deverá se posicionar sobre o caso.

De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral, quando concorria às eleições municipais em 2008, Daves deu ao seu candidato adversário uma elevada quantia de dinheiro a fim de obter seu voto e de seus correligionários, seu apoio político e a renúncia de sua candidatura. Além disso, Daves prometeu cargos públicos em troca da renúncia do oponente.

Tito Coelho Cardoso, que concorria ao pleito majoritário pela Coligação Frente Popular (PR, PT, PMDB, PRP, PDT, PTC e DEM), aceitou o valor de R$ 150 mil dados por Daves Soares. Como combinado, em troca dessa quantia, renunciou sua candidatura. Além disso, Tito Coelho aceitou a oferta de cargos públicos na administração municipal caso Daves vencesse o pleito.

A negociação entre os dois candidatos foi feita durante uma reunião que ocorreu na casa de Tito Coelho. O encontro – que foi realizado na manhã do dia 27 de setembro de 2008 – teve a participação de diversos correligionários de Tito. Na reunião, o então candidato anunciou que não mais concorreria às eleições, em troca do dinheiro e de cargos na Secretaria do Meio Ambiente, na Secretaria de Indústria e Comércio e na presidência da Câmara Legislativa Municipal.

Como apurado pela Procuradoria, de fato, as promessas foram cumpridas pelo prefeito eleito. Domingos Natalino de Morais, um braço direito de Tito Coelho, foi empossado no cargo de diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O secretário de Indústria e Comércio de Itapuranga, Pedro Correia Nunes, também
era um apadrinhado de Tito Coelho.


Ministério Público Federal em Goiás
Assessoria de Comunicação
Fones: (62) 3243-5454
E-mail: ascom@prgo.mpf.gov.br
Site: www.prgo.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: