A apresentação dos dados no Políticos do Brasil (www.politicosdobrasil.com.br) permite ao internauta procurar informações relacionadas por meio de um mecanismo inteligente de busca: por exemplo, só a lista de candidatos a deputado estadual de um determinado partido e Estado.
Outro dado relevante: o Políticos do Brasil divulga os CPFs de cada um dos políticos que concorrem na eleição de 2010. Essa informação é fornecida pela Justiça Eleitoral e sua divulgação é legal, pois todos os candidatos são obrigados a fornecer o dado no ato de registro de suas candidaturas. Os eleitores têm o direito de saber se seus candidatos têm CPF e se o registro é válido.
Com o CPF é possível verificar se algum político tem pendências na Receita Federal. Não se trata de um dado sigiloso, mas apenas uma verificação genérica de informações cadastrais. Para checar os dados de algum candidato, vá ao Políticos do Brasil, busque a ficha do seu interesse, copie o CPF desse político e siga os passos detalhados na cartilha completa sobre como fazer pesquisas.
Abaixo, uma explicação resumida.
Com o CPF do político é possível pesquisar sobre o seguinte:
Validade do CPF: se for válido, será emitida certidão atestando essa situação. Quando a certidão não é emitida, existe alguma pendência –não necessariamente uma dívida nem algo ilícito. Pode ser apenas uma formalidade técnica, como alteração de endereço. Para fazer essa consulta, clique aqui.
Restituição de Imposto de Renda a receber: em alguns casos, descobre-se que o político não entregou sua declaração, pois surge um mensagem com o seguinte teor: “Sua declaração ainda não consta na base de dados da Secretaria da Receita Federal”.
Nesse caso (quando a declaração de IR não está na base da Receita) há, pelo menos, 4 situações: 1) o político morreu; 2) o político declarou que é isento de pagamento de Imposto de Renda; 3) o político mudou seu domicílio fiscal para o exterior; e 4) o político não declarou Imposto de Renda. Essa consulta está disponível aqui.
O Blog consultou as informações disponíveis relacionadas aos CPFs dos 9 candidatos a presidente da República e dos 9 candidatos a vice-presidente.
Apenas a declaração de Edson Dorta (PCO), candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Rui Costa Pimenta (PCO), “não consta na base de dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil”. Para os outros candidatos, a declaração consta como estando no banco de dados da Receita, “a pagar” ou então a informação é “saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir”. Sobre certidões negativas dos principais presidenciáveis, leia post acima.
O site Políticos do Brasil ainda traz informações sobre o cargo disputado, partidos que integram a coligação e declaração de bens de cada candidato (a presidente, governador, deputados, senadores, vices e suplentes). Para acessar esse banco de dados e buscar informações sobre algum político, clique aqui.
Fernando Rodrigues, jornalista, nasceu em 1963. Fez mestrado em jornalismo internacional na City University, em Londres, Reino Unido (1986).
Na Folha desde 1987, foi repórter, editor de Economia, correspondente em Nova York (1988), Tóquio (1990) e Washington (1990-91). Na Sucursal de Brasília da Folha desde 1996, assina a coluna "Brasília", na página 2 do jornal, às segundas, quartas e sábados. Mantém uma página de política no UOL desde o ano 2000 ? com informações estatísticas e analíticas sobre eleições , pesquisas de opinião e partidos políticos. Em 2007/08 recebeu uma fellowship da Fundação Nieman, na universidade Harvard (Cambridge, MA, nos Estados Unidos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário