Plantão | Publicada em 15/06/2010 às 10h36m
BA TVSALVADOR - Um homem foi preso no interior do Sergipe acusado de pedofilia. No momento da prisão, ele estava com dois meninos levados da Bahia: um de 7 e outro de 13 anos. Jorge Santana Silveira, de 52 anos, foi preso no município sergipano de Tobias Barreto. As crianças eram de Salvador.
De acordo com a delegada Ana Carolina Machado, com o acusado foram encontradas revistas em quadrinhos e uma máquina fotográfica com fotos de crianças e adolescentes em poses sensuais.
- Ele estava em uma pousada. Batemos à porta e constatamos que ele estava dormindo em uma cama de casal com o menino de 7 anos e, numa outra cama, o menino de 13 - contou a delegada.
O acusado disse que tinha autorização dos pais para viajar com os garotos.
- Nós não estávamos fazendo nada - negou o acusado.
Segundo a coordenadora do Grupo de Apoio aos Vulneráveis, Georliza Oliveira, a autorização dos pais não faz com que o abusador seja inocentado.
No Sul da Bahia, em Itabuna, 120 crianças foram atendidas em apenas um centro de referência da cidade ao longo de 4 anos. A mãe de uma vítima, conta que a filha foi abusada em 2007, à época com 9 anos de idade, pelo próprio padrasto.
- Ele estava com ela nos braços, deitada com as costas no colo dele e com as mãos na calcinha dela - lembrou o flagrante.
A reação da mãe da menina foi terminar a relação de 7 anos com o homem que ela nunca desconfiou abusar da filha dela. Hoje, a menina é uma das 80 crianças e adolescentes, de 3 a 16 anos, vítimas de abuso e exploração sexual, que são atendidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Itabuna.
De acordo com o coordenador do CREAS, Edson Nascimento, este número não condiz com a realidade no município.
- Muita gente tem medo e não encaminha a denuncia - garante.
- O medo existe principalmente porque os casos de estupro e violência ocorrem, muitas vezes, dentro de casa, onde o abusador costuma ser o provedor da família. Então, as pessoas têm medo de ficarem sem apoio - garante a psicóloga Daiane Mangabeira, do CREAS.
Foi por meio de uma denúncia que o taxista Antônio Souza Santos, de 63 anos, foi preso na semana passada. Ele foi filmado beijando na boca uma menina de 4 anos, filha de uma funcionária de uma loja de conveniência.