da Ansa, de Áquila
O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, que visita hoje a cidade de Áquila nove meses após o terremoto que a devastou, brincou com alunos do ensino fundamental durante a inauguração de uma escola da região. "Vocês consideram o senhor Silvio Berlusconi um bom presidente [do Conselho de Ministros]? Então daremos o [direito ao] voto também às crianças acima de 5 anos", disse o político ao passar pelas crianças que almoçavam no refeitório do colégio.
Na instituição de ensino construída pela Defesa Civil após o terremoto, Berlusconi prometeu enviar 2.000 livros para que seja montada uma nova biblioteca, já que antiga desmoronou devido ao tremor de terra de 5,8 graus na escala Richter.
"Digam aos seus pais e às suas mães que o presidente [do Conselho de Ministros] veio aqui e mandará à diretora da escola muitos livros bons, porque sei que vocês perderam a sua biblioteca de 4.500 livros", ressaltou.
Durante sua visita à escola Mariele Ventre, Berlusconi cumprimentou os professores, tirou fotos com as crianças e perguntou a todos se torciam para o Milan, clube do qual é proprietário. "Desejo que todos os sonhos que seus pais têm no coração para vocês se realizem", disse ainda o premiê, aconselhando os alunos a estudarem "muito, porque só assim é possível se tornar o que se sonha".
Antes de ir embora, Berlusconi recebeu de jovens que o esperavam fora da escola uma camiseta com a estampa: "Áquila com Silvio". Em seguida, um habitante local agradeceu pelos trabalhos de reconstrução da cidade. "Obrigado por tudo que fez por nós, garantindo-nos um terremoto de luxo", disse.
O abalo sísmico de abril do ano passado matou 297 pessoas e deixou mais de 50 mil desabrigados. Em setembro, o governo italiano entregou as primeiras 94 casas reconstruídas pela Defesa Civil. Apenas três meses após o tremor de terra, a cidade italiana recebeu a Cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia). Realizada entre os dias 8 e 10 de julho, a conferência ajudou a cidade a captar recursos internacionais para sua reconstrução.
Sulamérica Trânsito
Sphere: Related Content