[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Veja o mapa atualizado da gripe suína no Brasil

20/08/2009 - 22:14


Folha Online
A Secretaria da Saúde de Minas confirmou mais uma morte por gripe suína --gripe A (H1N1)--, elevando para oito o número de óbitos no Estado e para 406 no país. A Secretaria de Saúde do Amazonas também confirmou nesta quinta-feira a primeira morte por gripe suína no Estado.
Na quarta, o Estado do Paraná confirmou mais 12 mortes em decorrência da gripe suína, elevando para 119 o total de óbitos no Estado. O balanço da secretaria da Saúde também aponta 1.851 casos confirmados da doença.

São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A (H1N1), com 134 óbitos confirmados. O Paraná é o segundo em número de vítimas (119), seguido pelo Rio Grande do Sul (84), Rio (39), Santa Catarina (10), Minas (7), Paraíba (2), Bahia (1), Rondônia (1) e Amazonas (1), além do Distrito Federal (1).



Sintomas


A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Información Influenza 2009 Flu.gov Flu.gov Share This Widget















Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: