Brasília - A matéria-prima para produção de vacinas contra a gripe A (H1N1) acaba de chegar ao Brasil, e a vacina deve ser produzida a partir de outubro. Segundo o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, responsável pela produção, o processo para produção da vacina para gripe comum é o mesmo, e será apenas preciso adaptá-la ao novo vírus.
Ele avalia que o Brasil será pressionado para atender também os países vizinhos, pois não há outra fábrica de vacinas na América Latina. O Ministério da Saúde está negociando a importação de 17 milhões de doses da vacina, além do que poderá ser produzido no Butantan. "Mas não podemos descuidar de nenhuma das gripes, ou teremos aumento da mortalidade com a gripe sazonal, e o problema não será este ano, mas nos próximos anos", disse.
O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio José Dualib Furtado, ressaltou que a descentralização de atendimento é o mais importante no combate à gripe, e disse que esse será um teste importante para o Sistema Único de Saúde (SUS). "Faço um apelo para que seja reforçado o SUS, com mais investimento, porque é ele que vai dar atendimento à população", disse aos deputados.
Isaias Raw também pediu recursos para o SUS, mas lembrou que o momento de crise é importante para relembrar que o Brasil tem um Plano Nacional de Auto-Suficiência em vacinas, e ele precisa ser reforçado pelos parlamentares na discussão do orçamento.
As informações são da Agência Câmara
Fale com o Ministério
Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões. Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário