14 Agosto 2009 - 00h30
Saúde: Explosão de casos obriga a abrir mais centros
A maioria dos recentes casos foi registada no Algarve e 11 pessoas estão hospitalizadas, em situação estável. Segundo o Ministério da Saúde, o número mais alto num só dia representa quase o dobro dos 76 casos registados na terça-feira, dia em que se verificou o valor mais elevado. Dos 149 novos casos, 79 dos doentes são homens e 70 são mulheres. As idades variam entre um e os 62 anos, com predominância da faixa etária dos 21 aos 30 anos.
Face ao aumento do número de casos, o Ministério da Saúde entende que se "justifica, assim, alargar aos cuidados de saúde primários o atendimento de casos suspeitos de gripe A". Para a concretização deste objectivo "estão a entrar em funcionamento, progressivamente, Serviços de Atendimento da gripe A, em função das necessidades em cada região".
Ontem, já entraram em funcionamento, na zona Centro, dez Serviços de Atendimento à gripe A, que abrangem os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco.
Em Setembro, com o regresso às aulas, estima-se que as crianças sejam particularmente vulneráveis à gripe A.
Nesta matéria, o Comité de Segurança Sanitária da União Europeia (grupo de especialistas do órgão supranacional e das autoridades sanitárias nacionais) entende que não é necessário encerrar em massa as escolas. Serão apenas fechados os estabelecimentos de ensino onde a doença seja constatada.
A segunda posição, aprovada por unanimidade pelos especialistas dos 27 que integram o Comité, refere-se às viagens de pessoas com sintomas. Os peritos falam em "bom senso" e apelam, consequentemente, ao adiamento das viagens, caso os sintomas se manifestem.
PROGNÓSTICO RESERVADO
Carla Silva, de 30 anos, é o caso mais grave em Portugal de gripe A. Segundo o Ministério da Saúde, a mulher apresenta um quadro clínico de pneumonia e permanece internada no Hospital de São João, no Porto. Mãe de uma menina de cinco meses, o "o prognóstico mantém--se reservado". Há dois dias foi confirmado que a mulher estava curada da gripe A, doença que despoletou o aparecimento da pneumonia. A sua filha está a ser vigiada por uma equipa médica.
AGENTE DA PSP INFECTADO
A PSP regista o primeiro caso de gripe A. Trata-se do agente C., na faixa etária dos 20 anos e que integra o grupo de efectivos da 44ª esquadra do Comando de Lisboa, situada na Alta de Lisboa. O jovem agente acredita que contraiu o vírus da gripe A, no Festival do Sudoeste, no último fim-de-semana, quando estava de folga. Na terça-feira deu entrada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde os exames confirmaram a doença. A direcção nacional da PSP criou, entretanto, uma linha telefónica interna para encaminhar agentes doentes.
SABER MAIS
IMIGRANTES COM VÍRUS
Médicos moldavos diagnosticaram gripe A a uma mulher de 28 anos e ao seu filho de três anos, que regressaram de Portugal a 6 de Agosto.
HOSPITAIS
Os Hospitais Curry Cabral e D. Estefânia (Lisboa), S. João e St.º António (Porto), Faro, Vila Real, Hospitais da Universidade de Coimbra e Pediátrico de Coimbra são locais de referência.
CENTROS NO ALGARVE
A Direcção-Geral de Saúde admite que o Algarve vive a situação mais complexa, pelo que vai abrir mais quatro unidades para atendimento.
BRASIL COM 274 MORTES
O Brasil regista 3642 casos e já morreram 274 pessoas, na sua maioria no Sul (Estado de São Paulo).
DOENTES EM PORTUGAL
Dos 149 casos confirmados ontem, 77 são de transmissão terciária e 59 de transmissão secundária.
João Saramago / M.CFale com o Ministério
Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões. Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário