Lisboa, 2 out (Lusa) - O diretor Fernando Meirelles afirmou que há "exagero" nos protestos promovidos por cegos nos Estados Unidos contra seu filme "Ensaio sobre a cegueira", baseado no romance homônimo do escritor português José Saramago.
"O filme retrata as pessoas cegas como monstros. Isso é mentira. A cegueira não transforma pessoas decentes em monstros", criticou Marc Maurer, presidente da Federação Nacional dos Cegos norte-americanos, que está preparando um protesto contra a obra.
"Os personagens do filme não são cegos, são pessoas que ficaram cegas de um momento para o outro, sem nenhum tempo para adaptação. O filme é sobre a natureza humana e não sobre a cegueira", afirmou Meirelles ao jornal O popular.
"Creio que há um exagero por parte dos manifestantes que protestam apenas baseados no trailer e no livro", afirmou o cineasta.
"Ensaio sobre a cegueira" é um filme sobre uma estranha epidemia de cegueira branca que gera o caos em uma comunidade, com o instinto de sobrevivência se sobrepondo à civilização.
O filme, que conta com a interpretação de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, foi apresentado pela primeira vez em maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes.
A estréia nos EUA está marcada para sexta-feira. Em Portugal, o filme vai entrar em cartaz em 13 de novembro.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Protestos contra filme são 'exagero', diz Fernando Meirelles
Marcadores:
NOTICIAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário