CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
O PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas pela economia do país) brasileiro cresceu 5,8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira.
Ao todo, a economia movimentou R$ 665,5 bilhões de janeiro a março, 0,7% acima do constatado em trimestre imediatamente anterior. A taxa acumulada dos últimos quatro trimestres indica alta de 5,8% do PIB
Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo
O resultado ficou acima do que previam economistas e analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central na pesquisa semanal conhecida como relatório Focus. Conforme divulgou o BC ontem, o mercado aguardava crescimento de 5,66% no primeiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Conforme o Focus, a economia brasileira terminaria o ano com crescimento de 4,77%. Para 2009, o mercado financeiro prevê uma expansão de 4%. Ambas estão abaixo da projeção oficial do governo, de 5% para os dois anos.
O investimento, medido pela taxa de formação bruta de capital fixo, cresceu 15,2% de janeiro a março, se comparado a igual período no ano anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2007, houve incremento de 1,3%.
O destaque principal da economia brasileira no início de 2008 foi o setor industrial, que cresceu 6,9% em relação ao primeiro trimestre de 2007. Na comparação com o 4º trimestre, a indústria teve expansão de 1,6%.
O consumo das famílias aumentou 6,6% no primeiro trimestre na comparação com igual período em 2007, e 0,3% na comparação com o período entre outubro e dezembro do ano passado.
Leia mais
- Países emergentes atrairão US$ 800 bi em investimentos em 2009
- Mantega prevê desaceleração da inflação apenas no fim do ano
- Gasto mundial em armamento militar cresce 6% em 2007, diz relatório
- PIB deve mostrar crescimento de 5,66% no 1º trimestre, diz pesquisa do BC
- Economistas prevêem juros de 14% e inflação de 5,55% em 2008, diz BC
- Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo
Nenhum comentário:
Postar um comentário