Trama é de autoria de Antônio Calmon e direção de núcleo de Wolf Maya
“Justitia quae sera tamem”. A mensagem na lápide de Eduardo Moreno (Thiago Fragoso) traduz o fio principal da história do seriado Na Forma da Lei, que estreia nesta terça-feira, 15, na Rede Globo, a partir das 22h50, logo após o Casseta & Planeta, Urgente!. Na série, que tem autoria de Antônio Calmon e direção de núcleo de Wolf Maya, Eduardo é covardemente assassinado e o culpado, filho de um político influente, permanece impune. Os cinco amigos do rapaz, que presenciam o homicídio, querem fazer “justiça, ainda que tardia”.
A promotora Ana Beatriz Tavares de Macedo (Ana Paula Arósio), o juiz Célio Rocha (Leonardo Machado), o advogado Edgar Mourão (Henri Castelli), a delegada Gabriela Guerreiro (Luana Piovani) e o jornalista Ademir Rodrigues (Samuel de Assis) se reencontram anos depois e acreditam que ainda podem fazer Maurício (Marcio Garcia) pagar pelo crime que cometeu. Veja o perfil dos personagens desta história!
Os cinco justiceiros
Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) – Promotora pública. Era a noiva de Eduardo (Thiago Fragoso) e estava presente no momento do crime. Passou por um período traumático, recuperou-se e mergulhou de cabeça na profissão. É competente e respeitada. Tem em Gabriela (Luana Piovani) uma amiga para todas as horas.
Célio (Leonardo Machado) – Juiz, é o mais inteligente e sério, o que mais longe foi na carreira. Sempre foi apaixonado por Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), que só o vê como amigo. Só as pessoas mais próximas sabem que é excelente atirador e domina as artes marciais.
Gabriela (Luana Piovani) – Delegada federal de família tipicamente suburbana carioca, é uma mulher corajosa e que trabalha demais. Casada com Luis Otávio (Olivetti Herrera), pacato professor universitário, com quem tem duas filhas. É também muito feminina. Melhor amiga de Ana Beatriz, Gabriela cuida dela, dando-lhe broncas e conselhos.
Edgar (Henri Castelli) – Advogado criminal de sucesso. Vem de família rica e tradicional no meio legal. Casado com uma perua típica, mas que é uma excelente pessoa. Está sempre às ordens para a causa conjunta dos amigos, apesar de sua banca de advogado estar sempre cheia de casos importantes e rentáveis. Apaixonado pela família.
Ademir (Samuel de Assis) – O único que não seguiu a carreira e se transformou em jornalista investigativo. É provocador e frágil fisicamente, mas dono de uma coragem suicida. É brilhante e, quando convocado ao trabalho, incansável. Traz a maior parte dos casos para o conhecimento do grupo. Tem muitos segredos em sua vida pessoal.
Os familiares dos justiceiros
Dr. José Pedro (Paulo José) – Avó de Célio (Leonardo Machado), jurista aposentado, é um grande conselheiro do neto. Foi professor de Direito de Célio e Ana Beatriz (Ana Paula Arósio).
Luis Otávio (Olivetti Herrera) – Marido de Gabriela (Luana Piovani). É professor de Português. Alma gentil, humano e extremamente simpático. É um excelente mestre, pai e marido. Um observador superficial o consideraria fraco, mas é a reserva moral de Gabi.
Nininha (Monique Alfradique) – Casada com Edgar (Henri Castelli), é linda e chique, uma perua do bem. Aparentemente detestável, a caricatura perfeita da loura burra, é uma pessoa de coração enorme, generosa. Excelente mãe de seus filhos e companheira do marido.
A família Viegas
Maurício Viegas (Márcio Garcia) – Boa pinta, atraente, elegante e carismático. Bem casado, mas mulherengo. Por trás da fachada de respeitabilidade burguesa, administra o império de crime e corrupção do pai, o senador João Carlos Viegas (Luís Melo). No começo, aparenta ser apenas arrogante e mimado, mas, aos poucos, vem à tona seu lado psicótico. Cruel, frio, não sente culpa por nada. É obcecado por Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), de quem já foi noivo.
João Carlos Viegas (Luís Melo) – Chefe político à moda antiga, se tornou fabulosamente rico. Metido em todo tipo de corrupção e bandidagem, mantém uma fachada de grande empresário e de importante homem público. Demagogo e populista, de origem pobre e nordestina. No fundo, preserva ainda alguns valores da juventude e infância.
Dona Eunice Viegas (Ângela Vieira) – Esposa de João Carlos Viegas (Luís Melo). No começo aparecerá como a submissa mulher de político nordestino e aos poucos revelará que sempre foi sua Lady Macbeth. Monstruosa, mas de uma maneira disfarçada.
Maria Clara Viegas (Carolina Ferraz) – Bela e elegante mulher de Maurício (Márcio Garcia). Aristocrata até a raiz dos cabelos e educada na Europa, é uma pedra de gelo. Se casou com Maurício para salvar a família arruinada. Aos poucos vai se envolver mais e mais nas atividades do marido “para proteger o patrimônio dos filhos”.
Alexandre (Miguel Arraes) e Júlio (Vítor Colman) – Filhos de Maurício (Marcio Garcia) e Maria Clara (Carolina Ferraz). Alexandre, o filho mais velho, é o preferido do pai.
Outros personagens
Dra. Walfrida (Eva Wilma) – Psicanalista de Ana Beatriz (Ana Paula Arósio). Excêntrica, levemente cômica e pé no chão. É através dela que sabemos mais sobre o passado e o mundo interno de Ana Beatriz.
Delegado Moreira (Aílton Graça) – Delegado corrupto, que vive prestando serviços ilícitos à família Viegas.
César Borges (Dalton Vigh) – Empresário, que mantém uma misteriosa ligação com o poder político do país.
Marco Antônio (Othon Bastos) – Governador do partido do Senador Viegas (Luís Melo)
Anselmo (Jackson Costa) – Nordestino, homem forte e silencioso. O braço de ferro de Maurício (Márcio Garcia). É o capanga silencioso e letal que lhe resolve todos os problemas.