Para viver a promotora Ana Beatriz em “Na forma da lei”, Ana Paula Arósio foi do oito ao 80: mergulhou nos livros sobre filosofia do direito e fez aulas de tiro. Mas ela se diverte quando perguntam se está atirando bem:
— Imagina, gente! Vocês acham que eu vou sair atirando por aí (risos)? Eu só aprendi a segurar a arma e ver se não estou matando alguém.
Apesar de estar curtindo fazer um seriado de ação, a atriz explica que o que mais a atraiu na personagem foi sua densidade dramática:
— Ana Beatriz é muito íntegra e acredita na Justiça. É totalmente dedicada à profissão. Ela nem tem vida pessoal, só pensa em trabalho.
Ainda gravando o seriado, a atriz conta que se emocionou na cena da formatura dos cinco amigos, em que eles fazem uma homenagem ao seu noivo: Eduardo (Thiago Fragoso) é brutalmente assassinado logo no início da história por Maurício, que é obcecado pela promotora. A partir daí, a revolta toma conta da personagem, que busca justiça.
— A história é muito forte. Você tem uma cadeia de corrupção por um lado e, de outro, pessoas idealistas, que lutam por um país honesto — conta.
Segundo a atriz, a equipe já está na torcida por uma segunda temporada:
— Olha, não sei, porque grande parte do elenco é assassinado (risos), mas pode ser que aconteça...