Roberto Gurgel, procurador-geral da República, defendendo a intervenção no DF.
LULA QUER ELEGER MAIORIA E ’ESMAGAR’ DEM E PPS
Certo de que a candidata Dilma Rousseff (PT) "já ganhou", o presidente Lula articula agora a construção de vitória expressiva no Congresso, a fim de garantir uma base aliada capaz de aprovar o que o governo quiser, incluindo emendas constitucionais. Pelas contas de Lula, PMDB e PT elegerão uma centena de deputados, cada um. A estratégia, disse ele ao presidente de um partido aliado, é "esmagar" partidos menores de oposição, como DEM e PPS, colocando-os no caminho da extinção.
ESCOLINHA DO LULA
Inglês e Francês são obrigatórios no exame do Itamaraty, Português parece que não mais: "produzida artezanalmente", e "à exemplo do caso", estão em dois textos de diplomatas da embaixada em Londres.
INJEÇÃO DE ÂNIMO
Lula convenceu o governador Eduardo Campos (PE) que o PSB pode eleger a terceira maior bancada. Fez o mesmo a Carlos Lupi (PDT).
OLHO NO CONGRESSO
A vitória de oposicionistas nos governos estaduais não preocupa Lula: "Com eles a gente se entende, mas não se governa sem o Congresso".
FRENTE CEARENSE
Com Dilma, a frente cearense contra o coronel Tasso Jereissati (PSB, PMDB e PT) fará convenções conjuntas, nesta terça, em Fortaleza:.
POMBO-CORREIO
Um relatório dos Correios revela 250 mil reclamações de usuários por atrasos e extravios, só em março. Se contar os que não reclamam...
NO STF, QUORUM IMPEDE 2ª TURMA DE TRABALHAR
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal está sem julgar os processos por falta de quorum, há várias sessões. Dos cinco membros da turma, três ministros estão ausentes por diferentes razões: Joaquim Barbosa, há meses sob licença médica; Eros Grau, que se aposenta em agosto, parece haver perdido o interesse; e Ellen Gracie viajou para Marrocos. Restam os ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes.
ÚLTIMA GERAÇÃO
O Tribunal Superior Eleitoral investiu R$ 4 milhões em 3.150 urnas com leitura biométrica (impressões digitais) para as eleições deste ano.
COMO FUNCIONAM
As urnas biométricas identificam o eleitor pela impressão digital e foto, o que, segundo acredita o TSE, reduz o risco de fraude nas votações.
QUEM VAI USAR
A tecnologia das urnas biométricas será implantada em 60 municípios e serão utilizadas por cerca de 1,2 milhão de eleitores.
SEGREDO TUCANO
José Serra só autorizou a aliança do PSDB com Joaquim Roriz (PSC), na disputa pelo governo do DF, porque tucanos locais o convenceram de que a lei Ficha Limpa impedirá a candidatura do ex-senador e que ele seria substituído, na chapa, pela tucana Maria de Lourdes Abadia (foto).
LEI IMPLACÁVEL
Quem renunciou ao mandato para escapar de cassação, como Roriz, segundo a Lei Ficha Limpa, fica inelegível "para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura".
MAU NEGÓCIO
Patinando nos 2%, em viés de baixa, o candidato do PSB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, não é do ramo mesmo. E ainda pode ajudar a reduzir à metade a bancada que o partido conquistouno Estado.
UM POLÍTICO SINCERO
O deputado Ricardo Barros (PP-PR), ex-braço direito de Severino Cavalcanti, foi líder de FHC e de Lula na Câmara, mas é candidato ao Senado na chapa do tucano Beto Richa, e apoia Dilma. O título do seu novo livro faz a alegria dos inimigos: "De olho no dinheiro do Brasil"...
TUDO SE TRANSFORMA
Inédito no Brasil: a rede McDonald’s vai usar óleo de cozinha de seus restaurantes nos caminhões de abastecimento da Martin-Brower (SP), que, num processo contínuo, transforma o produto em biodiesel.
COLUNA SOCIAL
Gracinha de petistas no Twitter com o bordão do falecido Ibrahim Sued: "Os cães ladram e a Cara Vana passa." Vana é sobrenome de Dilma.
NUNCA ANTES
Segundo o Banco Central, a inflação brasileira soma 5,22% nos últimos doze meses. O índice rivaliza com os 5,4% de inflação da Grécia, o país cuja economia mais preocupa a União Européia e o mundo.
VALE-TUDO ELEITORAL
Mirian Belchior, coordenadora do PAC e chapinha de Dilma, pressiona ministros todos os dias a produzirem factóides para Lula. Essa pressão é que tem levado o presidente a reinaugurar até terrenos baldios.
PODER SEM PUDOR
BANDEIRADA DE CHEGADA
O secretário de Segurança do Rio, Anthony Garotinho, escapou por pouco de ser agredido por antiga militante do PDT com o mastro de uma bandeira, no velório de Leonel Brizola. Salvou-o o assessor de um deputado do PMDB. Ao lado dele, o ex-presidente do PDT, Trajano Ribeiro, justificou dizendo que "no partido é assim mesmo, o sr. sabe".
- É verdade - completou Garotinho, ferino - e se aparecerem alguns bêbados, a coisa se completa...