Publicada em 27/04/2010 às 23h41m
O GloboRIO - A Google está apostando na imagem em terceira dimensão (3D) para o seu serviço de mapas. O lançamento, feito ontem em todo o mundo, já conta com uma versão em português e vai permitir ao usuário ver ruas, avenidas e pontos turísticos sob diferentes ângulos, com direito a zoom panorâmico, como mostra matéria de Bruno Rosa, publicada nesta quarta-feira, no GLOBO. É possível ainda ver detalhes do terreno. No modelo tradicional, a pesquisa é feita apenas sob uma perspectiva de duas dimensões. Entre os novos serviços, a gigante da internet ainda oferece a condição do trânsito em tempo real em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
No Brasil, os sites de mapas - como o da Google Maps - já são vistos por 20% dos cerca de 65 milhões de usuários de internet no país. Há três anos, revela Marcelo Quintella, gerente de Produto de Geolocalização da Google, o serviço era usado por apenas 2% dos internautas. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria britânica comScore, em setembro do ano passado, a participação da Google no segmento de mapas no Brasil é de 70,9%.
De acordo com Quintella, o novo serviço no Google Maps chama-se Earth. Para ter acesso ao serviço, o usuário terá de clicar na opção "Earth" e instalar um Plug-in:
- Estamos levando as funcionalidades do Google Earth para o Maps. O Maps tem ambiente on-line. Basta instalar um Plug-in. Já para acessar o Earth é preciso fazer o download do programa. É uma experiência mais rica. O terreno aparece em 3D e é possível girar as imagens e ver todos os ângulos.
Além do 3D, o usuário pode escapar dos engarrafamentos. Em parceria com as secretarias municipais de transporte, o serviço está presente em Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Para isso, basta clicar na opção "Trânsito". Só Brasil e Porto Rico contam com o serviço na América Latina. Até o fim do ano, a companhia ainda vai lançar o Street View, serviço que permite ao internauta observar detalhes das vias, como as fachadas dos prédios.
Veja íntegra da reportagem na edição do GLOBO Digital (exclusivo para assinantes)